A Vivo liderou em oito dos dez indicadores do celular acompanhados pelo Teleco no 2º trimestre de 2015 (2T15). A Claro e a TIM lideraram nos outros dois indicadores.
 
O Teleco iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014.
 
Em 2015, foram introduzidos três novos indicadores: Pré-pago, Pós-pago e Receita de Dados.
 
Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes dez indicadores no 2º trimestre de 2015 (2T15).
 
1) Market Share Celulares: Vivo lidera e recupera liderança na região I
 
A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 2º trimestre de 2015 (2T15) com 82,7 milhões de celulares e market share de 29,3%.
 
A Vivo ganhou market share no 2T15, enquanto TIM e Claro perderam.
 
No 2T15, a Oi retomou a liderança no DDD 71 (Salvador), que havia perdido para a Claro no trimestre anterior, e assumiu a liderança no Maranhão, superando a TIM.
 
2) Market Share Pré-pago
 
A TIM é a líder em pré-pago, mas perdeu market share no 2T15. Já Vivo e Oi ganharam market share no trimestre.
 
 
3) Market Share Pós-pago
 
A Vivo é a líder no pós-pago e ganhou market share no trimestre, juntamente com TIM e Nextel.
 
 
4) Crescimento celulares: Vivo lidera em adições líquidas no trimestre
 
A Vivo liderou o crescimento no 2T15 com quase o triplo de adições líquidas da segunda colocada (Nextel).
 
 
TIM, Claro e Oi apresentaram adições líquidas negativas no total de celulares e no pré-pago
 
A Vivo e a TIM lideraram o crescimento no pós-pago.
 
5) Banda Larga Móvel: Claro lidera em market share
 
A Claro era a lider em market share de banda larga móvel no Brasil em jan/15, último mês para o qual a Anatel havia divulgado estas informações quando da publicação deste comentário.
 
A Claro lidera em market share de aparelhos 3G e a Vivo em 4G e terminais banda larga.
 
6) Receita Líquida: Vivo lidera
 
A Vivo se manteve na liderança com uma receita líquida total de R$6,2 bilhões no 2T15 e crescimento de 7,0% na comparação com o 2T14.
 
7) Receita de Dados: Vivo lidera
 
A Vivo é a operadora em que dados representa uma parcela maior de sua receita de serviço.
 
A Vivo é também a operadora com a maior receita de dados (R$ 2,7 bilhões), seguida pela TIM (R$ 1,3 bilhões).
 
8) Crescimento da Receita Líquida de Serviços: Vivo lidera
 
A Vivo liderou o crescimento da receita líquida de serviços no 2T15, tendo sido a única das quatro operadoras a apresentar crescimento positivo.
 
A queda na receita de voz é a principal responsável por este resultado..
 
9) ARPU: Vivo mantém liderança em ARPU
 
A base mais ajustada, com um critério de desligamento de pré-pago mais restrito, e o crescimento da receita de dados tem contribuído para evitar uma queda mais acentuada do ARPU da Vivo. O ARPU de dados da Vivo (R$ 10,8) está se aproximando do ARPU de voz (R$ 12,7).
 
Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes na sua determinação. A Claro inclui apenas a receita de interconexão (VUM) associada às chamadas de longa distância.
 
Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) do Brasil no 2T15 apresentaram queda de 8,6% na comparação com o 2T14.
 
10) Cobertura: Vivo na liderança
 
A Vivo era líder em população atendida no 2T15, quando se considera o conjunto das três gerações de tecnologia. Ela liderava em população atendida com 3G (87,9%) e em população com 4G (40,6%). A Claro liderava em população atendida com 2G (92,2%).
 
A Vivo liderava também em quantidade de municípios atendidos com 2G, 3G e 4G.
 
FONTE: Teleco