De tempos em tempos aparece uma nova ferramenta fazendo sucesso na Internet. Isso é normal e deve continuar acontecendo sempre.
O problema é que sempre há os especialistas apressados, que logo apontam que uma ferramenta vai “matar” a outra. Na prática, a coisa não funciona bem assim e muitas vezes, ao invés de “matar”, uma ferramenta acaba complementando a outra.
É o caso mídias sociais x email marketing. Quando as mídias sociais viraram a moda, muita gente fez questão de gritar o fim do email marketing. Enquanto isso, aqueles que souberam fazer uso da combinação tiveram bons resultados.
A Gail Goodman, presidente da Constant Contact, escreveu no Entrepreuner um bom post sobre o assunto, do qual compartilhamos alguns pontos:
As mídias sociais e o email marketing trabalham de formas diferentes
As mídias sociais acabam se tornando uma conversa aberta, onde qualquer um com uma opinião, conteúdo ou um link podem entrar no papo. É algo rápido, oportuno e interativo. Também é transitório e fugaz, e é nesse ponto que as diferenças se apresentam. Seus posts nas mídias sociais vão ficando para trás junto com todas as outras mensagens. Se você posta algo no Twitter pela manhã e seu cliente só entra pela tarde, há uma chance considerável dele perder o que você tinha para dizer.
Por outro lado, o email oferece um nível mais íntimo de contato. Quando alguém abre sua Newsletter, você ganha ao menos um pouquinho de atenção exclusiva. Além disso, seu email pode ficar guardado ali para o usuário acessar sempre que quiser.
Resumindo: mídias sociais são para compartilhar o conteúdo e engajar conversas. Email marketing leva essas conversas e relacionamentos sendo construídos para um outro nível de engajamento.
Aproveite o máximo da mistura
Você pode utilizar as mídias sociais e o email marketing para aproveitar o que cada um tem de melhor. Listamos três pontos que vão aumentar o poder do seu mix:
Esteja onde seus clientes estiverem - É difícil saber se seus clientes estão nos sites de mídias sociais, e em quais deles particularmente, a não ser que você tenha colocado os pés na água. Pessoas diferentes optam por formas diferentes de consumir conteúdo. Muitas gostam do formato dinâmico do Twitter, outras gostam de posts no Facebook, enquanto outras ainda podem preferir o tom mais profissional do Linkedin. Você deve conhecer e entender melhor quais são os canais frequentados por seus clientes.
Use um canal divulgando o outro – Empresas que possuem uma base grande de contatos em email marketing se perguntam como fazer a bola de neve começar a rolar nas mídias sociais. O mesmo vale para o caso contrário. É importante lembrarmos que o email marketing, as mídias sociais e seu blog podem e devem conversar.
Divulgue o endereço do seu blog no Twitter, convide os usuários para assinarem a newsletter ao final de um post, divulgue seus perfis em redes sociais no email marketing e assim por diante. Mostre para as pessoas que elas têm formas diferentes de se engajar e que podem escolher a que mais agradar.
Reposicione o seu conteúdo – Sabemos que é trabalhoso criar um conteúdo diferente para cada um desses canais e você pode tentar contornar isso.
Use arquivos que você já criou para a newsletter e divida em conteúdos menores para o Twitter. Agrupe alguns posts diferentes do blog e envie como email para sua base de assinantes. Aqui vale a criatividade e o objetivo é sempre reaproveitar o que já foi feito.
Conclusão
Email marketing vs. mídias sociais não é questão de escolher um ou outro. É questão de fazer tudo o que é possível para expandir sua audiência e sua base de clientes. Entre nas mídias sociais para engajar os clientes em conversas mais animadas. Chame-os de volta para seu site, onde podem aprender mais sobre seu negócio e assinar a sua newsletter. O seu conteúdo e o conhecimento que você tem no seu mercado são a cola que vai segurar todos esses canais juntos.
FONTE: Resultados Digitais