Segundo uma pesquisa realizada pela Braspag, empresa do ramo de pagamentos em e-commerce, o número de compras em lojas que atuam apenas no mundo virtual (chamadas de pureplays) teve um aumento de 127% no primeiro quadrimestre, enquanto que Multicanais (lojas com operação de venda simultânea - canais físicos e online) cresceram apenas 76% no mesmo período. "O mercado está mais maduro, com os consumidores online crescendo, gerando uma forte migração para as compras pela Internet", afirma o CEO da Braspag e responsável pelo estudo, Gastão Mattos.
Mesmo com o crescimento elevado, o número de vendas não reflete no faturamento. O valor médio das vendas chegou a 196 reais nas pureplays, enquanto que no multicanal o valor chega a 411 reais.
O estudo apontou também que, há dez anos, quando as lojas virtuais começaram a conquistar terreno, elas eram predominantemente de Multicanais. Atualmente, as lojas online representam 20% das vendas totais no e-commerce e 2,3% do varejo total no País.
O Estudo Braspag Comparativo MultiCanal x Pureplayers foi apresentado pela primeira vez no fórum "Varejo Online no Brasil – Estudo comparativo na abordagem Multicanal x Pureplayers", que aconteceu na quinta-feira (14/6), na Feira e Congresso Internacional de E-commerce, Marketing Online, Hosting & Cloud, Social Media e Mobile eShow 2012, em São Paulo.
FONTE: IDG NOW