Pesquisa do Gartner realizada com 220 presidentes de empresas com faturamento de mais de US$ 500 milhões, em mais de 25 países, mostra que 85% dos executivos acreditam que as companhias serão impactadas pela crise econômica em 2012.
“Os custos são, agora, a segunda área prioritária, classificação mais alta na pesquisa desde 2009”, diz Cassio Dreyfuss, Research Country Manager do Gartner para Brasil e vice-presidente de pesquisas para CIOs. Ao mesmo tempo, os resultados da pesquisa mostram, em uma razão de mais de dois para um, que os CEOs aumentarão os investimentos em TI neste ano, ao invés de cortá-los.
Os analistas do Gartner apontam que a dificuldade em investir em novas tecnologias para gerar resultados estratégicos está no fato de que as empresas precisam da liderança e gestão de mudança corretas. Com os provedores oferecendo uma ampla variedade de serviços, em períodos de incerteza, o sourcing requer foco extremo e muita disciplina para conectar o fortalecimento à demanda e criar valor ao negócio, por meio de mecanismos e colaboração confiáveis. As tendências de mobilidade e cloud estão subindo de categoria em relação à atenção dos presidentes das companhias, por exemplo.
“Muitos líderes de negócios aprenderam apenas a adquirir as tecnologias e implantá-las. Por si só, elas não geram resultados se não forem cuidadosamente direcionadas e implementadas juntamente com mudanças coordenadas de políticas, processos, organização e cultura”, explica Dreyfuss.
FONTE: TI INSIDE