Oitenta milhões de pessoas acessam blogs no Brasil. Destes, 69% são homens procurando canais de Entretenimento, Esporte, Tecnologia e Automotivos, somando 90% de toda a audiência. Os números fazem parte de pesquisa realizada pela boo-box em parceria com a Navegg, entre janeiro e março de 2012, e traçou o perfil dos heavy users.
Em relação ao grau de escolaridade, a maior parte dos internautas que visitam os blogs possui Ensino Superior (43%), seguidos por aqueles com Ensino Médio (36%) e Ensino Básico (21%). Comparando a educação pública e privada, as diferenças são ainda maiores. No Ensino Fundamental, 17,2% dos alunos de escolas públicas acessam internet, contra 74,3% das particulares. No Ensino Médio, o índice é de 37,3% nas públicas e 83,6% nas privadas. Os dados comprovam que o sistema educativo brasileiro ainda não acompanha o desenvolvimento digital.
Os grandes centros continuam líderes no ranking de acessos: São Paulo com 14%, Rio de Janeiro com 9% e Belo Horizonte com 5%. Por consequência, o acesso também é maior nas regiões Sul (25,6%) e Sudeste (26,6%), que têm o dobro de usuários que as regiões Norte (12%) e Nordeste (11,9%). A faixa etária que prevalece é a formada por pessoas entre 18 e 24 anos (50%), seguida por 25 a 34 anos (20%), 35 a 49 anos (19%), 0 a 17 anos (7%) e maiores de 50 anos (4%).
O estudo também comparou os meios de acesso aos blogs. A pesquisa aponta que, entre os navegadores, o Google Chrome ultrapassou o Internet Explorer e já é o líder em acessos, com 45%. Atrás do Internet Explorer (29%) estão o Firefox (20%) e outros (26%). Além disso, a partir da comparação entre o computador e mobile para acesso a blogs, o primeiro ainda segue à frente, com 98%. Os dispositivos móveis correspondem a 2%, o que equivale a 90 milhões de visualizações de blogs.
FONTE: Mundo do Marketing