Ao longo do último ano, temos assistido a revolução da mobilidade entrar na pauta de centenas de mercados em diversos países. A recém-lançada pesquisa Our Mobile Planet, parceria do Google com o MMA (Mobile Marketing Association) e IAB (Interactive Advertising Bureau) e realizada pelo Ipsos MediaCT, veio para comprovar o que já percebíamos: os smartphones já conquistaram o mundo -- e isto vai mudar a maneira como fazemos negócios. Os cerca de 27 milhões de usuários de smartphone no Brasil compõem uma poderosa audiência que traz novos desafios para anunciantes de todos os portes. Como competir por preço quando, com apenas um toque, é possível comparar as ofertas da concorrência? De que forma conquistar a atenção de uma audiência cada vez mais dispersa? Na pequisa, 88% dos entrevistados disseram usar o smartphone ao mesmo tempo em que lidam com outras mídias. Assim, chegamos a um ponto onde não é mais possível que as marcas se deem ao luxo de questionar "Por que devo investir em mobile?", mas é hora de discutir "Como devo investir em mobile?".
Apesar de cada empresa ter realidades diferentes, alguns passos acabam sendo comuns a todas e podem funcionar como melhores práticas para que 2012 seja o ano em que a mobilidade ajudou o seu negócio a crescer:
- Conquiste os momentos que importam. Os consumidores agora usam smartphones e tablets para interagir com produtos e serviços 24 horas por dia, de qualquer lugar - no trabalho, de casa, no transporte público. Defina sua proposta de valor ao determinar o que seu consumidor espera do seu negócio no mobile. Faça benchmark com os concorrentes. Se você tem um negócio local (restaurante, cinema), talvez o mais importante seja apostar em geolocalização, mas o mercado é turismo, é fundamental oferecer a possibilidade de reservar um hotel ou comprar passagem com poucos cliques. Em seguida, é preciso garantir uma boa experiência para o consumidor, então construa um site otimizado para mobile. Toda empresa, organização ou negócio precisa ter um site mobile. E para fidelização de clientes, considere criar um aplicativo - e não esqueça de promovê-lo.
- Tome as decisões certas. A sua empresa está se adaptando à mobilidade? A equipe tem consciência da importância deste assunto? Delegue o papel de capitanear estes esforços para uma pessoa e lhe dê autonomia para lidar com todas as áreas. Mobile é uma estratégia de marketing adicional e precisa ser tratada como tal, inclusive com orçamento próprio. Conduza reuniões períodicas com sua agência, avalie o que está funcionando para a marca e ajuste o que for necessário.
-Creça ainda mais rápido. As buscas originadas em dispositivos móveis cresceram mais de 30 vezes no Brasil nos últimos dois anos. Você sabe o que um consumidor encontra quando busca sua marca? Experimente fazer esta pesquisa agora mesmo em um celular e discuta os resultados com sua equipe de marketing. Separe as campanhas de busca entre mobile e desktop para que seja possível testar, medir e desenvolver mensagens específicas para esta mídia. No Brasil, a rede de apps AdMob contabiliza 100 mil aplicativos e 1,3 bilhões de page views por mês. É preciso explorar o tempo que esta audiência passa nos celulares - aposte nos anúncios em rich media HTML5 para ampliar o branding. Sabe-se que o mobile é complementar a outras mídias, de outdoor à TV, passando por jornais e revistas. Por isso, estimule sua equipe de marketing a revisar a estratégia pensando sob a perspectiva da mobilidade.
A esta altura você provavelmente está pronto e disposto a explorar as ferramentas da mobilidade para tornar sua marca mais valiosa e inovadora, e para se conectar com seus consumidores de maneiras diferentes. Enquanto os usuários já abraçaram a realidade do mobile, muitas marcas ainda estão cautelosas - e ficando para trás. O desafio agora é ver as empresas mudarem esta abordagem internamente e criarem um plano de ação. Ao avaliar os dados hoje disponíveis no mercado e refazer estas perguntas sobre seu negócio, você pode mudar as regras do jogo.
FONTE: IAB Brasil