O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e a universidade de Harvard estão investindo 38 mil euros em um projeto de oferta de cursos online gratuitos. A união entre ambas gerou o edX – organização sem fins lucrativos que proverá todo o conteúdo para interessados em todo o mundo.
Localizado em Cambridge, o edX terá tecnologia baseada no MITx, a plataforma de aprendizagem online lançada pelo MIT em dezembro de 2011. No início cada instituição terá pastas específicas, mas a ideia é que, com o tempo, outras universidades adicionem seus cursos na plataforma. "Vamos ajudar todas as escolas e instituições de ensino a oferecer conteúdo específico para ser usado em qualquer lugar", explica Anant Agarwal, presidente da edX e diretor de Ciência da Computação e Laboratório de Inteligência Artificial do MIT.
O MIT oferece inúmeros cursos online nos quais os estudantes trabalham com o material seguindo o próprio ritmo, mas não são avaliados. Com o edX a interatividade vai além de instruções em vídeo. Os alunos podem fazer testes, participar de laboratórios online e se comunicar com outros estudantes e professores. "A plataforma deve ser utilizada para complementar os cursos do campus", ressalta Alan Garber, reitor de Harvard. Embora os curso sejam gratuitos, uma espécie de prova para avaliar o aproveitamento terá uma taxa que ainda não foi definida pela diretoria do edX.
As primeiras aulas terão início no outono do hemisfério norte e por enquanto os cursos previstos são saúde pública, direito, artes e ciências.
FONTE: Olhar Digital