Devido à crescente importância da atuação de empresas de todos os segmentos nas mídias sociais, o Google anunciou algumas ferramentas geradoras de relatórios de “social media”, dentro do seu serviço de análise Google Analytics. Dessa forma, é possível mensurar o impacto das mídias sociais para o desempenho de um site.
O Google explica que os novos recursos preenchem a lacuna entre as redes sociais e suas métricas efetivas, permitindo uma melhor medição do seu valor para os negócios. As novas funções têm como objetivo auxiliar as análises em três pontos:
- Identificar o valor total do tráfego das redes sociais e mensurar como ele conduz para conversões diretas e conversões futuras. Ou seja, estimar o retorno financeiro do social media para o site;
- Entender como as atividades sociais do site, tanto online quanto offline, ajudarão a otimizar o engajamento dos usuários e a melhorar os indicadores de performance (KPI, na sigla em inglês);
- Tomar as melhores decisões em seus programas de marketing, com base nas análises de como as pessoas interagem com a Marca.
O relatório social permite a análise de todas essas informações, transmitindo uma visão completa do impacto social sobre a conversão estipulada. Veja abaixo algumas funções da nova ferramenta, seguidas com ilustrações dos relatórios:
Relatório geral: veja o desempenho social e seu impacto sobre as conversões
O relatório geral permite que você veja o valor de conversão que é gerado a partir de seus canais sociais. A visualização aponta quanto do valor total faturado veio do tráfego pelas redes sociais. A análise especifica que uma visita originada nas mídias sociais pode resultar em conversão imediatamente ou pode ajudar em uma conversão futura. Referências que levam a conversões imediatas são rotuladas como “Última Interação de Conversão Social”. Caso a conversão aconteça posteriormente, é denominado “Conversão Social Assistida” (veja exemplo abaixo).
Relatório de conversão: quais metas estão sendo impactadas pelas mídias sociais
Com os relatórios de conversão, é possível medir o valor de cada canal social individualmente, observando as taxas de conversão de cada rede social e o valor monetário que elas geram para o negócio.
Fontes sociais – descubra como os visitantes de diferentes origens se comportam
O relatório de fontes sociais mostra o engajamento e as métricas de conversão para cada rede social, logo, você pode ver como as pessoas estão interagindo com o seu conteúdo e se elas estão levando ao resultado desejado.
Fluxo de atividade: o que está acontecendo fora do seu site
A guia “Fluxo de Atividades” (localizada dentro do relatório de fontes) mostra como as pessoas estão se engajando socialmente com o seu conteúdo fora de seu site, através da web social. Para o conteúdo que foi compartilhado publicamente, você pode ver as URLs utilizadas, como e onde eles compartilharam, e o que eles disseram.
Obs: Para utilizar a ferramenta de relatórios sociais, é preciso atualizar o Google Analytics para a nova versão (basta clicar no link que está na parte superior esquerda do programa). O novo relatório pode ser encontrado na aba “Visitantes”.
FONTE: BLOG Google Analytics