Em mais uma investida no fortalecimento do conceito de carros tecnológicos, a Ford trouxe, nas últimas semanas, duas notícias que prometem indicar o uso do carro no futuro: a integração do automóvel com smartphones, via comando de voz – produto que já existe no Brasil –, e um sistema que desliga o motor do veículo em momentos de parada, como forma de economizar combustível. Os produtos chegarão no segundo semestre deste ano, sendo que o primeiro desbravará o mercado europeu e, o segundo, será testado nos Estados Unidos.
O movimento de economia de combustível leva o nome de Auto Start-Stop e será oferecido no novo Fusion. O sistema para de consumir combustível quando o carro está parado ou roda em ponto morto. O novo Fusion será o primeiro sedã não híbrido do mercado norte-americano a contar com esse sistema. Em material encaminhado à imprensa, a companhia informou que para o motorista médio do Fusion, a economia proporcionada pelo motor 1.6 EcoBoost com Auto Start-Stop é estimada em US$ 1.100 num período de cinco anos, em comparação com outros sedãs da categoria.
A fabricante frisou que a redução do gasto depende do estilo de dirigir, mas os motoristas que rodam a maior parte do tempo em tráfego urbano se beneficiam mais, com uma redução de até 10%. Na média, o Auto Start-Stop aumenta a eficiência no consumo em cerca de 3,5%.
Digitação sem perda de controle
A Ford anunciou ainda o resultado de um estudo inédito realizado com consumidores de diversos países na Europa para pesquisar o uso do celular na leitura e transmissão de mensagens de texto ao volante. A pesquisa mostrou que, em média, 48% dos motoristas entrevistados na Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália e Rússia admitiram checar seus textos ao volante. Na Itália, esse índice foi de 61%, comparado com 55% na Rússia, 49% na França e Alemanha, 40% na Espanha e 33% na Grã-Bretanha. No total, 5.500 motoristas foram entrevistados.
O levantamento faz parte da preparação para o lançamento do seu sistema Sync, que pode transformar mensagens de texto em voz e também permite ao motorista enviar uma resposta, selecionada dentro de uma lista de opções. Mesmo sendo um hábito comum, quase a totalidade dos motoristas – 95% – concorda que ler textos no trânsito é perigoso e afeta a sua segurança ao dirigir. Pelo menos a metade acredita que a sua capacidade de resposta é 50% mais lenta ao ler mensagens no celular.
O Ford Sync será lançado no segundo semestre na Europa, junto com o novo B-MAX, e em seguida estendido para outros modelos da marca, como o Focus e o Kuga. O seu recurso de leitura de texto, desenvolvido pela Microsoft, acessa mensagens por comando de voz, usando a conexão Bluetooth de smartphones compatíveis. A tecnologia também permite ao motorista enviar um texto de resposta a partir de uma lista predeterminada e manter-se conectado sem desviar a atenção da pista. As respostas incluem frases como: “Eu te amo”, “Envie instruções” e “Te vejo em 10 minutos”.
O recurso que transforma texto em voz será compatível com uma linha crescente de smartphones, beneficiando-se da adoção, pela Ford, do padrão Message Access Profile (MAP) para conexão Bluetooth entre dispositivos, já usado pelos principais fabricantes de aparelhos móveis. O produto está presente hoje em mais de quatros milhões de veículos Ford nos Estados Unidos e a expectativa é que, até 2015, outros 3,5 milhões de veículos novos na Europa tenham o equipamento. No Brasil, ele já é oferecido nos modelos Fusion, Edge e New Fiesta.
FONTE: IT WEB