A compra do Instagram pelo Facebook trouxe à tona um número interessante (e, para muitos, simbólico) da economia digital: com o 1 bilhão de dólares pago pela empresa, a rede social poderia (em tese, claro) ter adquirido um dos jornais mais importantes do mundo, o The New York Times, e ainda ficaria com um "troco".
Nesta segunda (9), O NYT fechou o dia valendo quase 950 milhões de dólares na bolsa de Nova York. Trata-se de uma empresa com mais de 160 anos e milhares de empregados. Já o Instagram tem menos de 15 funcionários e existe há 551 dias.
Além disso, o NYT, embora em dificuldades, possui um modelo de negócios bem definido - vende conteúdo de alta qualidade e cobra por isso em uma mídia física e na virtual, além de receber publicidade. No entanto, jornalismo é uma atividade cara, que exige altos investimentos para manter o padrão, respeito e credibilidade. Além disso, a migração para internet ainda não está compensando a perda de publicidade nos jornais.
Já o Instagram é uma incógnita. Apesar de muito popular - é usado por mais de 35 milhões de pessoas, e recentemente entrou para o mundo Android - não se sabe como, afinal de contas, irá ganhar dinheiro.
Chama a atenção também a avaliação de valor feita pelo Facebook. Recentemente, o Instagram obteve um aporte de capital de 50 milhões de dólares, e foi avaliado em 500 mihões de dólares. Ainda não se sabe porque a rede social pagou simplesmente o dobro para comprá-la.
FONTE: IDG NOW