O número de filmes assistidos via streaming nos Estados unidos este ano será maior do que os em Blu-ray e DVD pela primeira vez, de acordo com a empresa de pesquisa IHS Screen Digest.
Segundo o portal Bloomberg, a quantidade de filmes reproduzidos via streaming (transmissão em tempo real) mais do que dobrará em 2012 em relação ao ano passado, passando de 1,4 milhão para 3,4 milhões; enquanto 2,6 milhões de vídeos foram assistidos em Blu-Ray e DVD em 2011 – mas neste ano o número deve apresentar queda para 2,4 milhões.
Planos de serviços ilimitados de streaming de conteúdos, como Netflix, NetMovies, iTunes Store e Amazon têm se popularizado nos Estados Unidos, e em menor escala no Brasil, desde o ano passado, substituindo DVDs, Blu-rays e CDs.
No estudo, os serviços de filmes pagos da Amazon e do Netflix representaram mais de 94% do consumo digital.
O relatório destaca a diferença de preços dos conteúdos comercializados online e em lojas físicas: 51 centavos (de dólar) por filme assistido online, em comparação com os 4,72 dólares cobrados pelo aluguel de mídias. “Estamos vislumbrando o começo do fim da era de filmes físicos”, declarou Dan Cryan, analista sênior da IHS. “Mas a transição deve tomar tempo: quase 9 anos depois do lançamento da iTunes Store, os CDs ainda são parte vital do mercado musical.”
No Brasil, novos serviços de vídeo tem sido anunciados nos últimos meses, como o Submarino On Demand, que permite que você alugue ou compre filmes (com preços que variam entre 5 e 7 reais), sem precisar pagar por um plano mensal.
FONTE: IDG NOW