Formar um grupo utilizando software de Videoconferência é fácil de fazer e é tão importante quanto o treinamento presencial. O treinamento via videoconferência economiza tempo de viagem e despesas de formadores/professores/palestrantes. Ele também permite que um grande número de pessoas possa se conectar em conferência de vídeo de todo o mundo. A interação entre os participantes faz com que a videoconferência seja uma experiência única, onde há também a integração entre os espectadores através de chat, espaço para perguntas e outros.
INSTRUÇÕES
1- Prepare o material de treinamento: assim como uma sessão de treinamento presencial, o apresentador tem de ser preparado. O treinador deve rever o material e ensaiar a apresentação várias vezes para se certificar de que irá correr bem.
2- Testar o equipamento: pelo menos 24 horas antes do tempo, certifique-se todos os equipamentos - microfones, câmeras, servidores e software - estão funcionando corretamente. Atrasar uma Videoconferência devido a um problema técnico é extremamente irritante para aqueles que esperavam para participar e faz com que o apresentador perca credibilidade.
3- Fornecer a sala de treinamento: certifique-se que qualquer ajuda às necessidades do Apresentador - slides, papel branco, quadro branco, marcadores, suportes ou materiais de treinamento - estão na mão.
4- Instrua assistente do treinador: o treinador deve ter um assistente operacional do computador para ela. O assistente pode operar a câmera, conversar com aqueles que estão sendo treinados e fazer o monitoramento do tempo. O assistente também pode procurar informações para o treinador no local e apoiar o processo de formação. Por exemplo, os formandos podem fazer perguntas sobre o bate-papo e o assistente poderá repassar essas perguntas para o treinador.
5- Execute o Videoconferência como uma sessão de treinamento presencial: o treinador deve saber que a conferência de vídeo não é diferente de uma sessão de treinamento com todos na mesma sala. Mantenha a sessão de treinamento interativo. Use a abundância de recursos visuais para manter os membros do público envolvido. Compartilhar informações pertinentes com eles, também. Por exemplo, fornecer-lhes slides, apostilas e outros materiais, de preferência antes do treino começar. Isto pode ser facilmente feito através do envio de arquivos em um e-mail ou publicá-las em uma página web. Permita que os espectadores façam perguntas e peça um feedback.
CLIQUE AQUI e conheça o serviço de Videoconferência/Webcast da CorpTV.