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N o t í c i a s

8/3/2012
Aumentar o lucro aumentando a presença de mulheres na liderança?

No Mês Internacional da Mulher, é importante destacar o quanto as empresas poderiam aumentar seu potencial de crescimento e lucros, se desenvolvessem apropriadamente suas profissionais com conhecimentos técnicos para a carreira executiva.

Uma questão fundamental para aumentar a lucratividade da empresa é que seus clientes sejam leais à marca. Não adianta o departamento de vendas trazer mais clientes, se os demais os perdem por mau atendimento. E a lealdade à marca é diretamente proporcional à lealdade dos funcionários à companhia. Afinal, o ponto mais relevante de contato da empresa com o consumidor é quando ele é atendido por um de seus funcionários. Nesse momento, se o empregado estiver aborrecido com a organização, sentir-se injustiçado, maltratado ou sem o reconhecimento devido, provavelmente tratará mal o cliente, gerando todo tipo de transtorno. O resultado é a perda de um cliente conquistado a duras penas.

Chegamos, portanto, à causa dessa questão: a experiência que é proporcionada aos funcionários. Ela é provocada por seu líder. Quando este é mal preparado, dá poucos feedbacks, não se preocupa com as pessoas e em como conseguir resultados por meio delas, gera um ambiente propício a comportamentos contrários aos propósitos da empresa. Principalmente, gera funcionários resignados e cínicos, que focam mais em seus salários e na manutenção de seus empregos que no bom atendimento aos clientes – sejam eles externos ou internos.

Portanto, sem líderes preparados, a empresa não aumenta sua lucratividade e não cresce. Do lado dos funcionários, se eles não se transformam em líderes ao longo do tempo, se desmotivam na carreira, principalmente por questões financeiras. Além disso, se a empresa traz líderes de fora, tira a energia de quem já está na companhia e se via em condições de se aprimorar para os cargos de gestão. Se lhe fosse dada a oportunidade para isso, é claro. Afinal, se a empresa promove quem não está preparado, perde um técnico nota 10, para ganhar um gerente nota 1.

Entretanto, as empresas veem os técnicos como profissionais difíceis de se interessar por pessoas e negócios. Em muitos momentos, os técnicos desejam aprender, mas não respeitam consultores, que não são técnicos para desenvolvê-los. Eles querem ouvir alguém que explique de forma lógica o que fazer para desenvolver a carreira. Por isso que uma pessoa que nunca foi técnica gasta muita energia e recursos para convencer um técnico a ser líder.

A solução é treinar novos líderes por meio de metodologias feitas especificamente para pessoas com cabeça de técnico. Em primeiro lugar, é fundamental inspirá-las para considerarem seguir a carreira de liderança. Mostrar-lhes os ganhos que existem, não apenas para a empresa, mas para elas, ao percorrer esse caminho. Somente após essa inspiração oferecer de forma lógica o conhecimento sobre liderança, até mesmo falar de forma lógica sobre assuntos ilógicos como: emoções, política dentro da empresa e relacionamentos interpessoais. Por último, e talvez um dos mais difíceis tópicos, transformar sua comunicação, atitude e imagem nas de um líder. É impressionante a quantidade de gerentes que pensam que ser líder significa ser o técnico dos técnicos. Com isso, dirigem-se ao presidente da empresa e aos clientes com uma linguagem rebuscada, cheia de expressões técnicas e incompreensíveis.

E o que as mulheres têm a ver com isso? Na minha experiência de mais de dez anos como coach, observo que elas são mais humildes para aprender e, ao mesmo tempo, mais ambiciosas e persistentes para evoluir na carreira. Portanto, uma empresa faz um bom negócio ao investir em suas técnicas para incentivá-las a seguir a carreira executiva. Elas são capazes de, uma vez desenvolvidas apropriadamente, criar um ambiente onde o clima organizacional é mais positivo, todos os detalhes das operações são levados em conta e os resultados são obtidos por meio de pessoas cuidadas e motivadas. Isso cria a lealdade dos clientes e permite à empresa crescer com segurança. Uma excelente razão para celebrar, não apenas o mês, mas também o sucesso das mulheres em suas carreiras. E cumprimentar as empresas que crescem ao saber ouvi-las, valorizá-las e reconhecê-las. Vamos em frente!

Sílvio Celestino é sócio-fundador da Alliance Coaching e autor do livro "Conversa de Elevador – Uma Fórmula de Sucesso para sua Carreira".

FONTE: Administradores


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