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N o t í c i a s

13/2/2012
Experiência do hóspede é o principal fator para se investir em mobilidade

Um estudo recente da Motorola Solutions revelou que é esperado um aumento no investimento em tecnologia da informação (TI) por parte do mercado hoteleiro em 2011, sendo a experiência do hóspede o fator principal para a decisão. Entre os hotéis que participaram da pesquisa, 56% planejam aumentar os investimentos em tecnologia móvel para equipar os colaboradores, melhorar a eficiência operacional e a experiência do consumidor.

O Barômetro Motorola Solutions do Mercado Hoteleiro revela que 91% dos tomadores de decisão da indústria têm consciência do importante aumento das tecnologias móveis e sem fio, enquanto 78% reconhecem o papel que a mobilidade exerce para garantir uma vantagem competitiva aos seus negócios. Como resultado, os hotéis estão investindo em novas tecnologias, bem como em potentes redes sem fio, para administrar maiores volumes de dados e o aumento na demanda dos clientes e dos operadores móveis por acesso de alta velocidade.

Pontos importantes

Melhorar a experiência do hóspede

- Uma melhor experiência para o hóspede é o fator principal para se investir em mobilidade, de acordo com 76% dos hotéis pesquisados.

- Os tomadores de decisão do segmento hoteleiro estão investindo em tecnologias móveis para dar suporte à interação do consumidor com os aplicativos que melhoram os serviços do hóspede, por meio de acesso sem fio a e-mails, check-in do hóspede/participante, pedidos/pagamentos em restaurantes ou ingressos para eventos, entre outros.

- 61% dos entrevistados planejam instalar alguma ferramenta de vídeo, incluindo videomonitoramento, videoconferência e transmissão de conteúdo em tempo real para áreas de acesso público, como saguões.

- 58% das empresas do setor que participaram da pesquisa e que dispõem de tecnologia móvel observaram melhoria na satisfação do consumidor.

Capacitar os operadores móveis

- 59% dos entrevistados que atualmente dispõem de tecnologia móvel e sem fio obtiveram um aumento na produtividade e na eficiência do funcionário, enquanto 55% constataram melhores resultados nas vendas.

- Gerentes, funcionários da segurança e do serviço de atendimento ao consumidor são os principais usuários de aparelhos móveis e sem fio nas companhias do mercado hoteleiro pesquisadas. Entre esses, 71% dos supervisores usam smartphones, 52% dos seguranças usam rádio, 19% dos agentes de bilheteria são equipados com voz sobre IP (VoIP) e 26% dos administradores dos locais possuem tablets.

- Atualmente as aplicações mais populares de rádios bidirecionais são para administração de projetos (51%) e colaboração (41%). Mensagens unificadas e gerenciamento/monitoramento remoto possuem a mais alta taxa de disponibilização planejada até 2012.

- Entre os que responderam à pesquisa, os tablets e os aparelhos VoIP são os dois principais aparelhos móveis planejados para ser implementados até 2012.

Permitir eficiência operacional

- 75% das empresas pesquisadas já possuem rede sem fio LAN (WLAN) funcionando em suas instalações. Na América do Norte, um terço desses locais possui 802.11n, enquanto na Europa a maioria utiliza 802.11b/g.

- 42% dos entrevistados que possuem redes WLAN esperam estar completamente atualizados para 802.11n até o final de 2012.

- Melhorar a produtividade e a confiabilidade e expandir o alcance das atuais redes sem fio são os três fatores principais para a adoção do padrão 802.11n WLAN – todas as características críticas da rede para atender a maiores volumes de dados e ao aumento das demandas do consumidor e dos funcionários móveis por acesso.

“Os avanços nas tecnologias móveis e sem fio, dos produtos e dos serviços, estão mudando o cenário da indústria de hotéis e como ela opera. Com clientes exigentes e equipados com um número cada vez maior de smartphones, tablets, notebooks e até mesmo aparelhos robustos, os departamentos de TI dos hotéis bem-sucedidos reconhecem a necessidade de atualizar suas WLANs, para melhorar a confiabilidade da rede, a capacidade e a cobertura, dar suporte à interação do consumidor com os aplicativos, bem como serviços internos que capacitam seus próprios operadores móveis e melhoram a experiência do hóspede”, declara Craig Mathias, diretor do grupo Farpoint.

FONTE: Meta Análise


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