O Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br), em parceria com o Registro de Endereços da Internet para a América Latina e o Caribe (Lacnic) e o Internet Society, estão realizando entre os dias 6 e 12 de fevereiro a Semana IPv6. A semana acontece em paralelo à Campus Party, onde os acessos locais à internet já utilizam o novo protocolo.
A semana já conta com o apoio de grandes sites da web brasileira, instituições e empresas, como os ligados às Organizações Globo (O Globo e G1), iG, KingHost, Locaweb, Mastercard, RNP, Tecla, Telefônica, Terra, UOL e USP. O objetivo é incentivar a adoção do protocolo IPv6 por parte de todas as empresas e usuários envolvidos com a internet. Além disso, provedores de conteúdo também irão oferecer o novo padrão de conectividade.
O que é
O protocolo de rede IPv4 (Internet Protocol) é o serviço que padroniza a comunicação entre dois ou mais computadores, formando a rede. Cada vez que um dispositivo é conectado à internet, é fornecido um IP, que identifica a máquina. A nova geração do Protocolo de Internet (IPv6) deve solucionar o visível esgotamento da geração anterior, o que vai demandar um investimento por parte das companhias para se adaptar ao novo padrão.
A Semana IPv6 será um grande teste coordenado do funcionamento do novo protocolo Internet, realizado de 06 a 12 de Fevereiro de 2012. Participarão portais Web, provedores de conteúdo, provedores de acesso e serviços Internet, bem como usuários finais. Empresas e instituições como: Globo, iG, KingHost, Locaweb, Mastercard, RNP, Tecla, Telefônica, Terra, UOL e USP, além de muitas outras, farão parte da iniciativa. Essa é uma iniciativa brasileira, porém aberta a participação de todos.
Como funcionará a Semana IPv6?
- Durante a Semana IPv6, diversos portais Web habilitarão o IPv6 em seus servidores, passando a funcionar simultaneamente com ambos os protocolos, IPv4 e IPv6.
- Provedores de conteúdo farão testes com usuários domésticos e corporativos selecionados, oferecendo conectividade Internet via IPv6.
- Muitos datacenters, empresas de hospedagem Web e outros tipos de provedores de serviço terão também o IPv6 habilitado em suas redes, e incentivarão seus clientes a utilizarem o novo protocolo e a participarem do teste.
- Usuários finais com conectividade IPv6 nativa, ou via túneis, em suas empresas ou residências, participarão do teste, ajudando a verificar o funcionamento dos serviços com IPv6 habilitado.
- Os participantes da Campus Party, que terão conectividade IPv6 nativa, terão também um papel ativo no teste!
Para que servirá o teste?
- Para fomentar a adoção do IPv6, que é necessária e urgente, por todos.
- Para que se teste o funcionamento das redes e serviços baseados no IPv6, de forma coordenada e organizada, minimizando potenciais efeitos negativos de falhas.
- Para que se verifiquem possíveis problemas relacionados às técnicas de transição entre IPv6 e IPv4.
CLIQUE AQUI para acessar a página da Semana IPv6.
FONTE:
Administradores