A Zynga está perdendo terreno. A empresa mais influente do mercado mundial de jogos sociais - o chamado social gaming - está em uma séria rotina de prejuízos. Estudos chegam a apontar perda de US$ 150,00 para cada cliente pagante conquistado. Pior: analistas dizem que isso pode ser uma tendência para todo o setor.
Entretanto, a Vostu, empresa nacional que é mãe da "Mini Fazenda" do Orkut, parece discordar: segundo Daniel Kafie, CEO da empresa, o mercado dos jogos sociais não só está bastante consolidado, mas está se expandindo para outras áreas. "Essa indústria [de jogos em geral] vive um momento de consolidação, na qual o mercado tende a ser dominado por grandes estúdios", diz Daniel. "Temos uma base de 50 milhões de usuários só no Brasil - a maior parte, concentrada no Orkut e Facebook".
Ele acredita que o que trouxe notoriedade aos jogos sociais foi a entrada de gigantes dos consoles, como a Electronic Arts, nesse universo. Um forte exemplo disso é "The Sims Social", aplicativo da EA para Facebook que, em seu primeiro mês de vida, juntou 140 milhões de usuários da rede - pouco mais que 1/5 de sua base inteira de assinantes. Hoje, esse mesmo aplicativo conta com cerca de 20 milhões de usuários mensais, segundo os números do próprio Facebook. Para se ter uma ideia de proporção, a mesma Electronic Arts vendeu "apenas" 5,1 milhões de cópias de "Battlefield 3", seu lançamento mais recente no mercado de consoles.
E exatamente por conta de tanta disputa no mundo dos jogos sociais, Daniel Kafie prevê que o diferencial que vai fazer empresas destoarem enquanto outras ficam para trás é o mercado móvel: "Todas as empresas do setor estão buscando formas de se posicionar à frente da concorrência através do lançamento de jogos para iOS e Android, tentando migrar jogadores do Facebook e redes sociais para smartphones. Isso é o que deve acontecer em 2012". No caso da Vostu, três jogos já podem ser encontrados na AppStore americana do iOS: "Elemental", "Snake Showdown" e "Milk n Cookies", todos gratuitos. Na versão brasileira da AppStore, ainda não há nenhum aplicativo da Vostu.
FONTE: Olhar Digital