Como as mensagens-chave da sua empresa são passadas para os seus funcionários? E para o público-alvo? Essa é uma dúvida que reside na mente de todo empresário, seja grande ou pequeno. As opções de comunicação são tão variadas que, por muitas vezes, o empreendedor não sabe como ou por onde começar.
De acordo com estudo feito pelo grupo Aberdeen, 46% das empresas mais bem-sucedidas possuem recursos dedicados à integração de comunicação. Isto é, dedicar-se a criar um ambiente onde todos os colaboradores são ouvidos e opinantes. Mais além, também entra nesse conceito (o qual a Aberdeen chama de "SoMoClo" - ou "Social Mobile Cloud") a questão de sustentabilidade empresarial: você se beneficia de soluções virtuais, como hospedagem em nuvem, para economia de espaço e recursos naturais? Qual a influência que seus funcionários têm no desenvolvimento de novas ideias?
Tudo isso, segundo o estudo, não é necessariamente conectado hoje, mas empresas inovadoras e mais promissoras já começam a integrar essas vertentes com o intuito de criar um ambiente empresarial dinâmico. Basicamente, o estudo leva em consideração a ideia de que "as comunicações são uma tecnologia social por definição, mas no contexto do SoMoClo, o futuro das comunicações devem incluir uma conectividade onipresente, além de acesso facilitado a informações-chave e aplicações que permitam colaboração".
A Aberdeen baseou-se em três pilares, no formato de perguntas, para determinar os caminhos que podem caracterizar a inovação empresarial nos anos vindouros:
Quão social é sua empresa?
Existe algum percalço que barre a colaboração que você gostaria de ter dentro da sua companhia? Ideias produtivas morrem pelos corredores, ou são levadas em consideração por pessoas que podem tranformá-las em realidade? Projetos fica parados por causa de falta de recursos e afins?
Quão móvel é a sua empresa?
Empregados remotos são vistos como desatualizados e sem compromisso? Você tem a necessidade de levar sua empresa ao nível global e multicultural? Seus empregados tentam equilibrar a vida pessoal com o trabalho?
Quão "na nuvem" a sua empresa está?
Você se preocupa com assuntos como problemas de armazenamento e acesso a dados? Escalabilidade e máximo desempenho são desafios para a sua empresa? Consegue trabalhar sem se preocupar com atrasos de sistemas? Suas aplicações estão prontamente disponíveis, distribuídas e protegidas de potenciais descontinuidades de serviços?
Pela pesquisa, 60% das empresas mais pontuadas possuem formas de levar essa integração interna para o consumidor - em sua maioria, no formato de help desks interativos e relacionamento direto do público-alvo com executivos e gerentes.
Outro fator importante como ponto de distinção é a capacidade da empresa em se movimentar: não apenas abrir escritórios em diversas localidades e tornar-se multinacional, mas também até onde cada funcionário pode ir e o que ele pode fazer quando não puder estar à mesa no escritório. Home office é um exemplo bastante citado.
FONTE: Olhar Digital