Quase todos os fabricantes de automóveis passaram a disponibilizar players para acesso de rádios web em seus lançamentos. A seguir um resumo dos sistemas que você poderá conhecer em breve:
Ford: O novo AppLink Sync, com Bluetooth e conexões para smartphone foi lançado em 2010. Ford Motor Co., a maior fabricante de automóveis foi a primeira a entregar webradios dentro dos carros.
Toyota: o novo aplicativo no carro da Toyota é chamado EnTune e se conecta via Bluetooth e smartphones. O sistema pode ser controlado através de comandos de voz ou pelo smartphone.
Mini Cooper: The Connected Mini é o que esta empresa está chamando de seu “produto streaming”. O rádio é controlado através da console central e botões no volante, com acesso a mais de 65 mil estações de webradios espalhadas pelo mundo.
Chrysler: Desde 2009, a Chrysler usa um sistema chamado WiFi UConnect. Você paga uma taxa mensal, não necessitando de um smartphone para acessar a web.
GM: O sistema MyLink faz parte do sistema OnStar, usa conexões Bluetooth e smartphones. Estará disponível em todos os modelos da GM ainda no ano de 2011.
Mercedes-Benz: Os modelos 2012 serão equipados com o terminal Nokia, que utilizará o smartphone para acessar as webradios. A Pandora anunciou no ano passado que também estará no novo aplicativo da marca.
Volkswagen: Até agora, a Volkswagen ainda não anunciou nada oficial, mas já segue trabalhando em um sistema conectado à web. Estão atrasados, mas afirmam que o mercado vai conhecer o sistema ainda em 2011.
Além das montadoras, existem dezenas de empresas fabricantes de áudio que já lançaram aparelhos com acesso a webradios, como Sony, Blaupunkt, Pioneer, Alpine, Kenwood, e outras que já estão saindo com novidades para este mercado.
Resta saber quando as montadoras e fabricantes brasileiras pretendem divulgar em larga escala estes sistemas por aqui. A esperança é a última que morre.
FONTE: RadioInk