Se você tinha a impressão de que os homens são os consumidores dominantes no mundo high-tech, estava enganado. Uma pesquisa feita pela Park Associates, empresa de análise da vida digital e tecnológica, e mostrada na CES 2012 pela varejista HSN, aponta: quem domina as compras no mercado da tecnologia são as mulheres!
Entrevistando cerca de 2 mil consumidores de 18 anos ou mais, a empresa descobriu que, dos 4 produtos mais consumidos pelos nerds, 3 deles são comprados, em sua maioria, pelo time feminino. Elas mostraram mais interesse em tablets (18%), notebooks (20%) e smartphones (20%), segundo o Mashable. Já com os homens, os mesmo produtos tiveram porcentagens de 15%, 14% e 17%, respectivamente.
O único grupo de produtos em que os "machos" mostraram mais interesse foi o que contém os melhores amigos dos homens na hora do jogo de domingo ou do filme de final de noite: TVs de LCD. Neste caso, 19% dos homens mostraram interesse de compra, contra 17% das mulheres.
Porém, sem dar tempo para os homens respirarem, as mulheres já saem na frente em outro quesito. A pesquisa também aponta que as moças são mais engajadas em atividades digitais, como assistir filmes online, fazer downloads de músicas e colocar fotos na web. Além disso, ao comprarem um produto, costumam utilizá-lo por muito mais tempo.
Mas, como escolher o produto certo? 32% da mulheres e 26% dos homens disseram que escolhem o dispositivo pela facilidade de uso. E, falando em produtos, as mulheres compraram uma média de 4,7 eletrônicos em 2010, contra 4,2 dos homens.
Agora é hora de uma ótima notícia para todos os geeks solteirões: o número de mulheres que joga algum game em consoles aumentou, principalmente quando falamos do Xbox 360, da Microsoft, e do PlayStation 3, da Sony. 54% das mulheres entrevistadas têm interesses em games sociais com diversos jogadores, contra 45% dos homens. Games para Facebook são jogados por 40% das entrevistadas.
"Há muito tempo, a indústria da tecnologia era dominada por homens, mas as mulheres são, realmente, a força nas decisões de compras. As mulheres são altamente engajadas com as maiores e últimas tecnologias e gadgets”, afirmou Jill Braff, vice-presidente executivo da HSN, durante a Consumer Electronics Show.
FONTE: Olhar Digital