Durante 12 meses, o instituto de pesquisa Aberdeen realizou um estudo com 380 companhias e descobriu como a videoconferência, colaboração em vídeo (compartilhamento de dados, documentos e ferramentas) e telepresença (experiência de reunião em pessoa) têm beneficiado as empresas mundo afora.
Entre os principais valores associados ao uso dessas tecnologias, a redução no custo em viagens foi o mais citado (72%) pelas empresas. No entanto, a pesquisa descobriu que apenas 14% das companhias que adotaram a videoconferência e telepresença realmente tiveram menos gastos com viagens.
Segundo Hyoun Park, analista de Telecom e Comunicações Unificadas da Aberdeen, isso acontece porque as empresas descobriram outros benefícios mais relevantes na adoção de tecnologias de vídeo. Suporte de TI, monitoramento da qualidade de serviço, satisfação do funcionário e sustentabilidade são alguns deles.
Para obter mais resultados de como a colaboração em vídeo afeta diversos outros departamentos de uma empresa, a Aberdeen questionou as áreas de vendas, marketing, desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos sobre os efeitos da adoção dessas tecnologias.
Na área de vendas, os entrevistados apontaram melhorias significativas com a possibilidade de conversar com clientes enquanto compartilham textos e documentos. O departamento de marketing disse ter conseguido criar eventos customizados com público alvo através da telepresença e o time de desenvolvimento de produtos afirmou trabalhar melhor em equipe sem precisar viajar. Já em gerenciamento de projetos, os profissionais reduziram o tempo de elaboração de cada projeto e custos com cada operação em 5% e 8%, respectivamente.
CLIQUE AQUI e se surpreenda com o serviço de Videoconferência/Webcast da CorpTV
FONTE: Olhar Digital