De acordo com uma pesquisa feita pelo IBOPE Nielsen Online, de cada três brasileiros, um tem acesso à internet em casa ou no trabalho. Dessa forma, há um maior envolvimento da população com a web e seus recursos.
São 63,5 milhões de brasileiros com acesso à internet em casa ou no trabalho, revela a pesquisa. Segundo a última análise do Censo realizado pelo IBGE, o Brasil possui uma população total de 195 milhões de habitantes.
Os números do IBOPE são resultados das medições do acesso à internet no Brasil no mês de novembro, onde o estudo registra um aumento de 3,7% no número de pessoas conectadas, se comparado aos dados registrados no mês de outubro. A notícia que mais pessoas estão utilizando a internet no Brasil é animadora, mas não quer dizer que essa taxa de crescimento está próxima do ideal para um país em desenvolvimento.
A adessão da internet no Brasil ainda é lenta, com índices muito baixos, se comparados aos países desenvolvidos. Se calcularmos uma média anual, o Brasil tem um crescimento de usuários conectados de apenas 17% ao ano (e esse número deve ser calculado para menos, já que no mês de outubro o índice foi abaixo dos 3,7%).
Por outro lado, o Brasil segue o mesmo ritmo de toda a América Latina, que é a região do planeta onde a média global de internautas cresce mais rapidamente. Além disso, o estudo mostra que a diferença de volume de internautas nas cinco regiões do país começa a diminuir, com um crescente número de usuários nas regiões Norte e Nordeste.
A pesquisa do IBOPE lembra que os brasileiros também podem acessar a internet em outros locais, como cyber-cafés, lan-houses, shoppings e hotspots espalhados em diversos estabelecimentos comerciais. Se considerarmos esse universo de acesso, temos um número de 78,5 milhões de brasileiros que acessaram a web regularmente durante o terceiro trimestre de 2011.
Outro ponto analisado pelo IBOPE é a hipótese da pessoa ter o acesso, mas não utilizá-lo. Por exemplo, apenas 48 milhões de brasileiros utilizaram suas conexões em casa ou no trabalho no mês de novembro, segundo o IBOPE. Porém, esse número é 10% maior do que o registrado no mesmo período em 2010. Os usuários domésticos representam a maior parcela de usuários ativos, com 39,2 milhões (aumento de 2,9% em comparação ao mês de outubro).
O aumento de usuários conectados também se explica pelo aumento de dispositivos conectados no mercado. As vendas no segmento de informática e eletrônicos tem uma média de crescimento de 2,8% ao mês. Além disso, a nova classe média está adquirindo computadores, notebooks e smartphones, o que ajuda a aumentar os números.
Por fim, o IBOPE conclui o estudo informando que 60 milhões de brasileiros vivem em uma casa onde há, pelo menos, um computador conectado à internet.
FONTE: The Next Web