A categoria de sites que mais depende de tráfego gerado por links patrocinados no total do tráfego oriundo de ferramentas de busca no Brasilé a de Agências de Turismo (Viagem), com 63,23% de cliques pagos, contra 36,77% de cliques orgânicos no período de 12 semanas terminadas em 26 de novembro de 2011. Este é o resultado de um estudo inédito da ExperianHitwise, ferramenta líder de inteligência digital da Experian, que agora conta com o novo conjunto de métricas: Buscas Pagas e Orgânicas.
A categoria Eletrônicos e Eletrodomésticos(Compras e Classificados)é a segunda do ranking, com 54,53% do tráfego de busca gerado por links patrocinados, contra 45,47% de busca orgânica no período de 12 semanas terminadas em 26 de novembro. Em terceiro lugar está a categoria Esporte e Fitness (Compras e Classificados), com 53,57% do tráfego de busca gerado por meio de cliquespagos, seguido de Vídeo e Games (Compras e Classificados), com 49,11%, e Roupa e Acessórios (Compras e Classificados), com 48,44% de acessos pagos no período.
Em sexto lugar aparece a categoria Automotivo (Compras e Classificados) com 46,80%, seguida de Eletrônicos (Computadores e Internet) com 46,22%, Lojas de Departamento (Compras e Classificados) com 45,97%, Recompensas e Diretórios (Compras e Classificados) – que inclui sites de compras coletivas e comparadores de preço - com 41,97%; e Construção Civil (Negócios e Finanças) com 36,83%.
“Estas informações revelam que, pelo menos para buscas relacionadas às três primeiras categorias, o brasileiro tem preferido clicar em um resultado pago a acessar um resultado orgânico. A compreensão desta informação é fundamental para as empresas na hora de elaborarem uma campanha de marketing de sucesso em ferramentas de busca”, avaliaJuliano Marcílio, presidente de Marketing Services da ExperianAmérica Latina e executivo responsável pela ferramenta Experian Hitwise na região.
Sites e palavras
Agências de Turismo (Viagem)
Na categoria Agências de Turismo (Viagem), entre os top 10 sites com maior marketshare de buscas totais (pagas e orgânicas) no período de 12 semanas terminadas em 26 de novembro de 2011, os sites Decolar, Submarino Viagens e Viajanetforam os que mais receberam cliques de busca(pagos e orgânicos), com 39,15%, 17,14% e 16,40% de todos os cliques pagos que geraram tráfego para a categoria. Em seguida, aparecem Hotel Urbano (6,89%), CVC (6,54%), Rapi10 (4,73%), Americanas Viagens (2,83%), Mundi Buscador de Viagens (2,83%), Viajo (0,75%) e Agaxtur (0,42%).
Destes, os sites que mais dependem de links patrocinados em relação ao total de cliques de busca (pago e orgânico) estãoRapi10, Viajanet e Decolar com 84,58%, 84,10% e 84,04% de cliques oriundos de links patrocinados, respectivamente. Em seguida, aparecem Submarino Viagens (78,47%), Americanas Viagens (77,67%), Hotel Urbano (58,43%), CVC (41,04%) e Mundi Buscador de Viagens (30,80%). Apenas dois sites entre os top 10com maior share de buscas na categoria no período quase não dependem de cliques pagos – Melhores Destinos (0,56%) e Que Tal Viajar? (0,067%).
Dentre os 10 primeiros termos de busca que geraram cliques pagos ou orgânicos para a categoria - de um total de 54 mil identificados nesta pesquisa da Experian Hitwise -, o termo “gol” tem o maior percentual de cliques pagos, com 93,81%. Em seguida, aparecem “decolar.com.br” (86,20%), “passagens aéreas promocionais” (80,70%), “passagens aéreas” (77,53%), “decolar” (77,21%), “decolar.com” (73,26%), “submarino viagens” (68,94%), “tam viagens” (41,50%), “cvc” (31,42%), e “tam” (14,10%).
FONTE: IAB Brasil