O Youtube é o segundo maior buscador da atualidade, a frente de Bing, Yahoo, etc. Outras ferramentas de compartilhamento também fazem muito sucesso, como Vimeo, Videolog, Flickr e agora o Facebook, que também está entre os sites que mais fazem upload de vídeos diariamente.
Os vídeos na internet consomem cada vez mais espaço, representando uma parcela maior do tempo gasto online e da banda utilizada pelos usuários. Os buscadores também estão prestando atenção nos vídeos, o que torna ainda mais importante se posicionar bem nas suas palavras-chave com vídeos também.
Pensando nisso, resolvemos trazer aqui 5 dicas que devem ser seguidas se você pretende posicionar bem o seu vídeo no Youtube:
Título, descrição, categoria e tags:
Apesar de em um site estas técnicas de SEO já serem ultrapassadas, nos vídeos elas ainda tem alguma força. Mas a escolha correta de um título e de uma descrição não deve estar ligada apenas a parte técnica, mas também a parte visual. É com o título, descrição e a miniatura do vídeo que você vai atrair a pessoa a clicar e assistir.
Escolha um título que tenha cerca de 60 caracteres, que é o espaço que você tem no título de um vídeo no resultado de uma busca. Os títulos maiores vão aparecer com os “…” depois do título. Já para a descrição são cerca de 145 na busca dentro do Youtube e 95 na busca dentro do Google.
Quanto as tags e a categoria, procure escolher o que se encaixe melhor com o seu vídeo. Não insira tags que não tem relação, você não vai conseguir posicionar nada assim. Ah, especialista recomendam o uso de 5 até 15 tags em cada vídeo. E, de preferência, procure usar diferentes tags em seus vídeos.
Faça anotações e insira conteúdo em seus vídeos:
Uma das grandes ferramenta que o Youtube possui atualmente são as anotações. Com elas você pode inserir comentários, textos, destacar áreas e trechos do vídeo. Estas anotações carregam junto com o vídeo e aparecem em um trecho pré-determinados.
Para adicioná-los, procure a área de edição do vídeo e clique em “Anotações”. Você poderá adicionar balão de diálogo, observação, título, destaque e pausa. Procure adicionar textos que complementem o vídeo, caso contrário, o usuário apenas irá clicar em “Ocultar anotações” e dai você perdeu um canal de comunicação com ele.
Adicione links no vídeo para seu canal e outros vídeos:
Uma outra dica, que também faz parte das anotações, é a possibilidade de criar “links“. Mas você não pode colocar links para fora do Youtube, apenas alguns como para outro vídeo, para um canal ou usuário específico ou mesmo para as pessoas se inscreverem no seu canal.
Estes links devem ser utilizados, quando possível, pois ajudam a ligar os seus vídeos a outros vídeos da área. Sem contar que com este recurso você também irá conseguir captar mais inscrições no seu canal.
Peça que as pessoas “Gostem” do vídeo, adicionem aos favoritos, inscrevam-se no seu canal e comentem no vídeo:
Você tem costume de acompanhar algum videolog (ou vlog)? Já percebeu que a maioria deles pede ao final que você clique no “gostei“, que “adicione aos seus favoritos” ou “inscreva-se no meu canal”? Não é a toa. Estes recursos ajudam o Youtube a saber quais são os vídeos mais populares.
Esta técnica vai ajudar o seu vídeo a aparecer melhor posicionado em algumas buscas, mas também poderá mostrar eles com mais frequência em “Vídeos Relacionados” e, quem sabe, até ir parar na página inicial do serviço.
Ah, claro. Ter seu vídeo compartilhado pela web, tendo bastante visualizações e comentários com certeza ajuda também.
Utilize as legendas ocultas disponíveis:
Uma outra ferramenta do Youtube, ainda pouco utilizada, são as “Legendas Ocultas“. Esta ferramenta permite que você crie legendas em outras línguas e adicione ao seu vídeo. Desta forma, pessoas de outros países poderão assistir o vídeo e aumentar o seu público-alvo.
O Youtube também possui a ferramenta de transcrição em tempo real do vídeo, que pode ser traduzida em tempo real também. Esta ferramenta ajuda a oferecer legendas para os vídeos, mas geralmente a qualidade fica bem baixa.
FONTE: Midiatismo