O ano que vem será quando o Google Apps vai ameaçar o mercado do Microsoft Office, com o surgimento de dispositivos móveis e mídias sociais que podem tornar impossível o equilíbrio da vida profissional com a pessoal, diz a consultoria Gartner.
Na sua "Previsão 2012: Relatório sobre a força crescente das redes sociais e dos serviços de colaboração", a empresa de pesquisa disse que a mobilidade e colaboração devem avançar lado a lado no próximo ano. "As redes sociais e aplicativos de colaboração terão finalmente uma versão para dispositivos móveis, tornando computador de mesa secundário em relação aos seus irmãos móveis", de acordo com o relatório.
"A base de funcionários 24/7, sempre conectada, será cada vez mais necessária para os negócios e inclusive nos finais de semana e feriados."
O estudo também apontou que, enquanto o Microsoft Office tem sido "inconquistável" por seus concorrentes, a ascensão do Google Apps deve conseguir alterar o curso dessa história. "Todas essas dinâmicas revelam uma atmosfera de mudança profunda e constante, o que pode levar a vantagem comercial significativa ou desvantagens nos negócios", segundo o relatório.
O relatório também revela que, até 2012, as empresas que não se relacionarem com clientes nas mídias sociais estarão causando grandes danos a si mesmas.
"Responder a perguntas nesses canais será o novo nível mínimo de capacidade de resposta esperado", diz o relatório. "Aqueles que não responderem causarão o mesmo nível de indignação que geram quando uma companhia ignora expectativas básicas de atendimento em chamadas telefônicas e via e-mail atualmente."
FONTE: IDG NOW