Com o fenômeno do Big Data, constantemente as companhias são pressionadas a aumentar sua infraestutura de storage. Como o custo desses equipamentos é alto, especialistas dizem que dependendo, da situação, é possível adiar compras. Eles sugerem implementação de algumas medidas que ajudam a reduzir arquivos desnecessários, liberando espaço dos sistemas de armazenamento existentes.
Veja a seguir cinco dicas para tirar maior proveito dos equipamentos de storage, sem a necessidade de fazer grandes investimentos:
1- Reforce o gerenciamento de storage
Há uma variedade de software no mercado melhor o gerenciamento de storage, que vão desde os mais simples pacotes de código aberto até os mais sofisticados que monitoram continuamente o uso dos equipamentos de armazenamento de dados e otimizam esses sistemas. Você pode também fazer buscas manuais de seus discos para armazenar arquivos grandes como os MP3s, JPEGs ou de PST (Personal Storage Table), formato usado para guardar cópias de e-mails ou eventos de programas Microsoft como Exchange. A idéia geral é identificar possíveis arquivos que não são necessários e que podem ser arquivados em discos rígido do PC local.
Não é necessário gastar muito para fazer esse trabalho. Você pode, por exemplo, enviar um e-mail pedindo a todos os usuários para que guardem e-mails em pastas PST em uma unidade local. É uma medida que ajuda a reduzir bastante o armazenamento do servidor de e-mail. Da mesma forma, você pode implementar políticas de armazenamento de arquivos pessoais para garantir que eles não ocupem espaço na rede da empresa.
2. Faça deduplicação ou compressão
Depois de organizados arquivos existentes, você pode fazer deduplicação ou compressão para reduzir o volume de dados de seu storage. A deduplicação examina um sistema de armazenamento, procura arquivos duplicados, exclui as cópias extras, liberando o espaço ocupado por eles. Qualquer usuário que tentará acessar esses arquivos será levado para o local certo. A compressão também reduz a quantidade de espaço usado pelos arquivos, principalmente os de mídia quando são compactados.
3. Crie novos espaços de armazenamento
Você pode usar software de baixo custo ou gratuitos, como um sistema operacional Linux em equipamentos antigos de armazenamento. Essas máquinas podem se transformar em um servidor de arquivos. É possivel colocar drives de vários sistemas antigos e mantê-los funcionando em um servidor mais antigos com unidades de disco rígido menor.
Uma vez que os sistemas estão funcionando, você pode usá-los para qualquer tipo de arquivos. Eles podem ser utilizados como sistemas de armazenamento secundário, mantendo os mais novos e de maior desempenho dedicados apenas para as aplicações mais importantes, tais como email, bases de dados e colaboração.
4- Mova arquivos para storage secundário
Muitas organizações mantêm storage de alta performance para aplicações mais críticas mas que muitas vezes acabam sendo usados para guardar as que não necessitam de alta velocidade. Você pode usar aplicativos de gerenciamento de armazenamento ou mover dados manualmente para o storage secundário, liberando espaço dos equipamentos mais sofisticados.
5- Avalie cloud computing
Se sua empresa já testou todas as opções mencionadas e ainda precisa de mais, é hora de considerar armazenamento em nuvem. Sua companhia pode temporariamente ou permanentemente mover dados para storage de um provedor de nuvem sem ter que sair e comprar novos equipamentos.
A grande vantagem com adoção de cloud você vai pagar apenas pelo espaço que está usando. Já a desvantagem é que o armazenamento está fora de seu controle. Dependendo de como os dados são críticos, você pode querer garantias adicionais, tanto para armazená-los várias vezes quanto para criptografá-los, durante o processamento e no data center terceirizado.
Para lidar com as quantidades crescentes de dados existem também alternativas para apenas compra de mais armazenamento. Muitos dos novos sistemas de storage de fornecedores como a EMC, NetApp, HP, ou Compellent oferecem características mencionadas acima, incluindo a gestão, compressão ou deduplicação, camadas de armazenamento e migração de arquivos.
Mas você pode obter resultados sem a compra de um novo sistema, usando software disponíveis no mercado ou fazer essas tarefas manualmente, segundo informam os especialistas.
FONTE: CIO UOL