Profissionais de TI (Tecnologia da Informação) parecem mais interessados no desenvolvimento e implantação de aplicativos móveis para a plataforma Android, do Google, do que qualquer outro sistema operacional móvel. De acordo com um estudo realizado pela IBM com mais de quatro mil profissionais de todo o mundo, o sistema operacional para dispositivos móveis da gigante de buscas tem 70% da preferência.
Já o iOS ficou em segundo lugar com 49% dos respondentes se dizendo interessado pelo sistema. O Windows 7 abocanhou o terceiro lugar, com 35% e o BlackBerry o quarto, com 25%. O Web OS ficou com a última colocação contabilizando apenas 9% da preferência (lembre-se que, obviamente, alguns desenvolvedores trabalham com mais de uma plataforma).
A IBM afirma em seu relatório que “a computação móvel se estabeleceu firmemente no mercado e fornece um meio para o crescimento do profissional de TI, já que mais e mais organizações estão desenvolvendo aplicativos. Para desenvolvedores que desejam aumentar suas habilidades no desenvolvimento de aplicativos móveis, seria sensato optar pelo Android”.
Ainda de acordo com o relatório, a plataforma de código aberto baseada em Java e XML fornece uma curva de aprendizado muito mais curta, e isso contribui para sua popularidade entre os profissionais de TI. O iOS ainda é forte nos Estados Unidos e outros países desenvolvidos.
A IBM também constatou que três em cada quatro entrevistados estão atualmente trabalhando em soluções de computação móvel, e esse número deve crescer para 85% nos próximos dois anos, tornando-se a segunda maior área de desenvolvimento de software.
FONTE: IT WEB