A eficiência de um sistema é medida pela velocidade com que é tratada e processada a informação, isso nos leva a um constante aperfeiçoamento dos processos de tratamento da informação, como visto na expansão das telecomunicações, bem como no seu processamento com o avanço da informática.
As tecnologias de videoconferência vêm evoluindo desde 1964 quando foi lançado o primeiro sistema, o Picturephone da AT&T na World s Fair em Nova Iorque. Inicialmente essas tecnologias envolviam equipamentos proprietários e ligações chaveadas por circuito. Desde então essa tecnologia vem evoluindo no sentido de baratear seus equipamentos e permitir sua utilização em uma maior quantidade de plataformas.
A Comunicação na Internet
A cada dia surgem novas e numerosas aplicações para a Internet. Tudo na rede se baseia no intercâmbio de bytes, por isso se converteu num meio ideal para partilhar qualquer tipo de informação e interatuar não só entre máquina e pessoa, como também entre pessoa e pessoa. Com o surgimento da Internet, novas formas de comunicação foram estabelecidas, permitindo que as pessoas do mundo inteiro compartilhassem idéias, informações ou simplesmente se conhecessem. A comunicação era feita exclusivamente de forma textual, onde os "interlocutores" não conseguiam ver a imagem dos outros.
O desafio então foi o de encontrar uma forma barata de realização de conferências em tempo real e com uma qualidade aceitável, quer dizer, algo em que a relação custo-benefício fosse satisfatória. Daí surge à idéia revolucionária: aproveitar o canal de comunicação já utilizado e estabelecido pela Internet para transmissão de dados. Aproveitando o protocolo padrão na Internet TCP/IP, pelo mesmo canal em que chegam mensagens ou são realizadas transferências de arquivos, imagens e sons serão trocados por participantes das chamadas videoconferências na Internet.
A Videoconferência ou Webcasts
A videoconferência ou webcast combina imagens e som de maneira a permitir que diversos grupos de utilizadores, situados em lugares distintos possam comunicar-se entre eles em tempo real, oferece todas as possibilidades de uma reunião cara a cara, ao mesmo tempo em que evita problemas de organização das ditas reuniões. São inúmeras as aplicações, uma delas é a reunião de pessoal de uma organização, outra aplicação é a educação à distância, o que já é uma realidade, podendo os alunos assistir às aulas mesmo não estando presentes fisicamente.
A videoconferência é o futuro da comunicação empresarial. Com ela você aumenta a produtividade de sua empresa, economiza tempo e reduz seus custos com viagens. Com a comodidade de poder estar em mais de um lugar ao mesmo tempo você conversa com seus clientes, parceiros de negócio e fornecedores em tempo real. Fica mais fácil comunicar suas idéias, expectativas e resultados visualmente, com maior eficiência e poder de persuasão. Uma reunião com videoconferência permite que você compartilhe seus documentos, anotações e imagens, tanto por meio da câmara como conectando seu notebook ao sistema. Reuniões que antes dependiam da agenda e do planejamento de viagem de todos os envolvidos agora são resolvidas com muito maior facilidade e rapidez, e a um custo menor do que o gasto com viagens.
Os equipamentos de videoconferência normalmente exigem uma linha dedicada ou uma conexão de banda larga para a troca dos dados, a medida em que a velocidade na Internet for aumentando, e as tecnologias de compressão de arquivos de áudio e vídeo diminuem a quantidade de informações a serem transmitidas através das redes torna-se cada vez mais comum o uso da rede mundial para criar ambientes de videoconferência envolvendo vários participantes.
Muito em breve não só a videoconferência, mas a própria TV estará utilizando a grande malha de troca de dados da Internet para integrar pessoas e empresas em todo o mundo com imagem e som. Isto permitirá que se atinja povos e pessoas em lugares remotos, levando até eles informações e o ensino adequado com interatividade.
Um dos maiores responsáveis desta revolução é o software Cu-SeeMe (Lê –se See you See Me) desenvolvido pela Universidade de Cornell e a sua versão melhorada e comercial Enhanced Cu-SeeMe desenvolvida pela WhitePine Software. Além de imagens, transmitidas ao vivo, o software permite a transmissão de áudio também em tempo real (voz, música) e também a transmissão de textos, escritos numa janela própria, que complementam a videoconferência.
Cada usuário pode decidir o que quer transmitir, de acordo com os recursos de multimídia que tenha disponíveis no seu computador. Equipado com uma câmera simples de baixo custo, além de uma placa de som e microfone, o usuário pode enviar textos e áudio além da sua própria imagem. Caso o computador esteja equipado somente com recursos áudio, é possível a sua participação sem enviar a sua imagem, isto é pode participar na discussão observando a imagem dos outros e trocando textos através da janela de "chat" ou via voz.
A comunicação pode estabelecer-se ponto a ponto, quando no máximo dois utilizadores podem conversar, ou multiponto através de um servidor específico - "refletor" - que permite a ligação entre diversos usuários. Refletores são computadores trabalhando com o programa Cu-SeeMe Reflector. O cliente Cu-SeeMe pode ligar-se diretamente com outro cliente (PC ou MAC), porém, para conseguir fazer uma conferência com mais de dois clientes o refletor deve ser usado. Normalmente o refletor aceita 15 participantes (senders) enviando vídeo e mais 20 apenas recebendo (lurkers).
Outro software que esta sendo muito utilizado é o NetMeeting da Microsoft, utilizando as imagens capturadas por uma câmera instalada no micro, o Netmeeting transmite vídeo em tempo real. Você pode ver e ser visto por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Os recursos de áudio possibilitam você conversar, também em tempo real, com qualquer uma das pessoas na conferência. Outra grande vantagem da conferência através do Netmeeting é a possibilidade de compartilhar programas. Você pode permitir que todos os usuários da conferência visualizem, por exemplo, o que você está digitando em seu editor de textos ou os sites que você está visitando.
Além disso, é possível permitir que um ou mais usuários colaborem em seu aplicativo, ou seja, participem da utilização de seus programas. Utilizando o mesmo exemplo anterior, é possível que um usuário escreva no editor de textos de outro usuário, alternando o controle do aplicativo. E apenas um dos usuários necessita ter o programa instalado em seu micro. Este software também se utiliza servidores para a comunicação em grupo, estes servidores tem sempre o seu endereço na internet iniciada por ils, por exemplo, ils.uol.com.br.
Uma outra tecnologia muito utilizada na internet para vídeoconferência é a tecnologia RealNetworks. Essa tecnologia é mais adequada para o broadcast (envio das imagens e sons para diversos locais) e a gravação de áudio e imagem e não permite interatividade entre os participantes de uma videoconferência. A tecnologia RealNetworks é responsável pelo fornecimento de streams de áudio e vídeo comprimidos por um algoritmo proprietário. Esses streams podem ser visualizados através de um software específico—Real Player—ou como plugin em um browser, permitindo assim que a imagem e o áudio sejam apresentados dentro de uma página WWW.
A tecnologia da AETHRA é também bastante utilizada em videoconferências, utiliza equipamentos por ela fabricada e linhas dedicadas (ISDN ou alta velocidade) para a comunicação entre os equipamentos. Por esse motivo a tecnologia AETHRA apresenta uma qualidade bastante superior às tecnologias utilizadas na Internet. A tendência é que a tecnologia AETHRA migre gradativamente para a Internet junto com a melhoria da velocidade e da capacidade de transmissão de dados pela rede disponibilizados no Brasil pela CorpTV.
Qual o Hardware necessário ao ensino à distância em tempo real?
O Ensino à distância - EAD em tempo real requer software e hardware apropriados para capturar e transmitir dados, voz, e imagens de um ponto para muitos ou mesmo de muitos para muitos. Esta abordagem constitui uma das formas mais características de teleducação.
Um ambiente desta natureza favorece tanto atividades de ensino num esquema mais tradicional (professor apresentando uma conferência sobre o tema da aula) como também um ambiente de aprendizagem colaborativa.
As ferramentas de hardware e software necessárias para apoiar este tipo de interação são praticamente as mesmas utilizadas em videoconferência acrescidas de funções especiais para o aumento da interatividade entre o professor e alunos.
Condições de suporte, dinâmica de classe, técnicas para engajamento dos participantes da videoconferência, bem como mecanismos de avaliação precisam ser diferenciados neste cenário de teleducação e CorpTV tem desenvolvido essa metodologia nos últimos anos de modos que cada Centro de Treinamento ou as Universidades interessadas possa adquirir a solução completa.
Para saber mais sobre os produtos da CorpTV CLIQUE AQUI