O Google compartilhou algumas estatísticas interessantes sobre sua plataforma Android durante a coletiva de imprensa Google Music, em Los Angeles (Califórnia, Estados Unidos), na quarta-feira (16/11). Mais de 200 milhões de smartphones Android e outros dispositivos foram ativados ao redor do mundo. Isso ultrapassa os cem milhões de seis meses atrás. É um montante incrível de crescimento para uma plataforma que não existia há três anos.
O crescimento foi às custas do encolhimento das plataformas como os sistemas operacionais BlackBerry, da RIM, ou o Symbian, da Nokia. Sua presença no mercado diminuiu desde que o Android (e o iPhone) chegou ao mercado.
Apesar do crescimento ser sem dúvida expressivo, há ainda algo mais interessante por trás.
Na quarta-feira, a empresa afirmou que está ativando uma taxa de 550 mil aparelhos Android por dia. Isso é ótimo, mas é a mesma taxa que o Google declarou em julho. O que está acontecendo? O crescimento meteórico as plataforma de repente parou?
O Google iniciou a compartilhar as ativações diárias de seus números em janeiro de 2010, quando lançou o Nexus One. Naquela época, a empresa afirmou ativar cerca de 60 mil aparelhos Android por dia. Esse número aumentou para cem mil por dia, depois para 150 mil, 200 mil, 250 mil por dia, etc. A primeira vez em que falaram sobre 550 mil ativações diárias foi em julho. Tirando a base de crescimento dos últimos 22 meses e projetando de julho a dezembro, as contas deveriam chegar a um milhão antes do final do ano.
Em vez disso, a taxa de crescimento se estabilizou.
Isso é um problema? Não. A taxa de crescimento do sistema operacional móvel da gigante de buscas dos últimos dois anos seria insustentável por muito tempo. Teria que atingir o topo eventualmente, e aparentemente esse dia chegou.
Outra coisa que é necessário analisar é se a taxa de aumento do mercado de smartphones em geral caiu no mesmo período. Segundo os últimos números da Gartner, as vendas aumentaram 42% – 115 milhões de unidades – no terceiro trimestre com 60 milhões desses aparelhos executando o Android. São números significativos, mas abaixo das projeções.
Por último, as ativações diárias da plataforma ainda são melhores do que qualquer outra plataforma. O iOS, por exemplo, tem cerca de 210 mil ativações diárias. A taxa de crescimento pode ter desacelerado, mas com mais do que o dobre de ativações diárias do segundo colocado, a plataforma continuará no topo por um bom tempo.
FONTE: IT WEB