O Brasil registrou 46,3 milhões de usuários ativos em casa ou no trabalho no último mês de setembro, de acordo com um novo estudo do Ibope Nielsen Online. Com esse resultado, o país teve crescimento de 14% em relação ao mesmo período de 2010 e superou pela primeira vez a Alemanha em número de internautas, ficando em terceiro lugar no ranking mundial deste ano.
No ano passado, o Brasil já havia superado a França e o Reino Unido nessa categoria. O maior crescimento entre os usuários ativos no Brasil acontece nas residências, que tiveram alta de 37% entre setembro de 2009 e 2011. Os Estados Unidos continuam em primeiro no ranking de 2011, com 203 milhões de internautas em setembro, sendo seguidos de longe pelo Japão, que registrou 62 milhões de usuário ativos no mês passado.
O levantamento também descobriu que o Brasil atingiu um total de 77,8 milhões de brasileiros com acesso a web em qualquer ambiente (casas, trabalho, escolas, lan houses, entre outros lugares) no segundo trimestre deste ano.
Outro crescimento apontado pelo instituto diz respeito ao número de brasileiros que vivem em casas com computadores que possuem acesso a Internet. Esse número subiu de 48 milhões em 2010 para 58 milhões de pessoas no último trimestre – o maior crescimento anual da última década.
Velocidade da Internet
Por fim, o país registrou aumento no número de usuários ativos em residências (que passam dos 31 milhões) com conexões mais rápidas que 512 kbps. Segundo a pesquisa, a porcentagem desses internautas subiu de 61% para 77,8% em setembro de 2011. Já os usuários com velocidades entre 2Mbps e 8Mbps tiveram crescimento ainda maior, indo de 12,1% para 21,3%.
FONTE: IDG NOW