A Live, rede online do Xbox, já está oficialmente no Brasil desde o final de 2010. E, mais recentemente, a PSN, do Playstation, também chegou de vez por aqui. Antes, só era possível se cadastrar nessas comunidades usando um endereço fictício no exterior; agora, não mais. Mas, além disso, que diferença isso faz para os verdadeiros gamers?
Acredite, praticamente nenhuma!
Fábio Nobre, o "Omni", é analista de jogos e diz que, com contas nos serviços que sejam européias, japonesas ou americanas, você tem muito mais conteúdo. Porém, com uma conta brasileira, esse conteúdo se torna muito mais reduzido.
Realmente, as limitações são grandes, principalmente na disponibilidade de conteúdo. E, exatamente por isso, quem está acostumado a usar qualquer uma delas – ou até as duas – dificilmente migrará sua conta "gringa" para a versão nacional.
Apesar dos pesares, existe o lado bom de agora termos versões brasileiras tanto da LIVE quanto da PSN, principalmente para os iniciantes ou aqueles que nunca jogaram conectados. Agora, por exemplo, o usuário tem suporte em português para qualquer dúvida ou problema. Também ficou muito mais fácil comprar um jogo online.
Nas contas estrangeiras, para adquirir um jogo ou qualquer outro item, como avatares ou papéis de parede, é preciso ter um cartão de crédito internacional e, mais do que isso, associá-lo a um sistema de pagamento eletrônico como o PayPal. Na versão verde-amarela de LIVE e PSN, você compra com cartão nacional e pronto! Sem complicações, nem dor de cabeça...
A Live é mais dinâmica, mais fácil e intuitiva. Já a PSN ainda esconde um pouco suas funções, o que pode ser complicado se você não for familiarizado com o mundo dos videogames. Mais do que a internet, um fator que coloca o Xbox à frente do seu rival Playstation, pelo menos no mundo virtual, é a comunicação entre usuários.
Fábio comenta que, com o PlayStation, você não tem o chamado "cross chat", que é a comunicação a qualquer hora com outros jogadores. O único meio que você tem de se comunicar com outra pessoa é dentro de uma sala privada ou no mesmo game.
Na questão de valores, os preços em ambas as lojas para download de jogos são bastante equivalentes: variam em uma média de R$40 a R$130. No entanto, ainda é mais salgado do que aqueles aplicados fora do Brasil.
FONTE: Olhar Digital