A maioria das filmadoras domésticas pode fazer quase tudo automaticamente. Tudo que você tem a fazer é ativá-los, ponto, e pressione gravar. Na maioria das situações isso é bom, mas funções automáticas têm algumas limitações sérias. Se você quer melhorar seu trabalho de câmera, você deve aprender a tomar o controle de sua câmera. Isso significa usar funções manuais. De fato, as câmeras profissionais têm muito poucas funções automáticas, e operadores de câmera profissional nunca usaria normalmente foco automático ou auto-íris.
Este é o lugar onde a maioria dos novatos perguntar "Por que não Meu foco automático funciona bem, e as minhas imagens parecem olhar bem?".
Há duas respostas:
Embora auto-funções normalmente executar bem o suficiente, haverá algumas situações que não podem lidar com (por exemplo, más condições de iluminação). Nestas circunstâncias pode ser confrontado com cenas inúteis a menos que você pode assumir o controle manual. Mais comumente, seus tiros serão utilizáveis de qualidade, mas pobres (por exemplo, entrando e saindo de foco).
A sua câmara não sabe o que quer. Para obter os melhores resultados ou obter um determinado efeito é muitas vezes necessário para sobrepor-se à auto-funções e vai manual.
Como você aprende mais sobre o trabalho de câmera, você começará a apreciar os melhores resultados obtidos através funções manuais.
Começando pelo início, aprender e praticar um de cada vez, deixando os outros na auto-função.
Zoom
Esta é a função que move o seu ponto de vista mais próximo, ou mais longe, o assunto. O efeito é semelhante ao mover a câmera mais perto ou mais longe.
Note-se que o zoom ainda mais em você, mais difícil é manter a imagem estável. Em alguns casos, você pode mover a câmera mais próxima ao assunto e, em seguida zoom out assim que você tem basicamente o mesmo enquadramento. Para zooms tempo você deve usar um tripé.
O zoom é a função de todo mundo adora. É fácil e você pode fazer muito com ele, é por isso que é tão super-utilizados. O conselho mais comum que damos sobre o uso do zoom é usá-lo menos . Ele funciona bem com moderação, mas muito zoom é cansativo para o público.
Foco
Auto-foco é estritamente para amadores. Ao contrário ainda da fotografia, não há como foco automático pode atender às necessidades de um operador de câmera de vídeo sério. Muitas pessoas acham difícil de foco manual, mas se você quiser ser bom em tudo, bom controle de foco é essencial.
Câmeras profissionais geralmente têm um anel de foco manual na frente da caixa de lente. Rode o anel de clo ckwise para clo concentrar serviços, anti-horário para concentrar-se mais distante. Câmeras do consumidor têm diferentes tipos de mecanismos de foco - geralmente um pequeno mostrador.
Para obter o melhor foco, zoom in o mais próximo que puder sobre o assunto que deseja focar, ajustar o anel até que o foco é nítida, em seguida, diminuir o zoom para o enquadramento necessário.
Íris
Esta é uma abertura ajustável (abertura), que controla a quantidade de luz que vem através da lente (ou seja, a "exposição"). Como você abrir a íris, mais luz entra e aparece a imagem mais brilhante.
Câmeras profissionais tem um anel da íris na lente de habitação, que por sua vez clo ckwise para clo si e anti-horário para abrir. No nível do consumidor câmeras geralmente usam marcar um ou um conjunto de botões.
A regra de ouro para o controle de íris é: Definir a sua exposição para o assunto . Outras partes da imagem pode ser muito brilhante ou obscuridades, desde que o assunto é fácil de ver.
Balanço de Branco
Balanço de branco significa equilíbrio de cores. É uma função que diz à câmera que cada cor deve ser parecida, dando-lhe um "verdadeiro branca" de referência. Se a câmara sabe o que parece branco, então ele vai saber o que todas as outras cores parecem.
Esta função normalmente é feito automaticamente pelo consumidor em nível de câmeras sem que o operador tenha conhecimento de sua existência. Ele realmente funciona muito bem na maioria das situações, mas haverá algumas condições que a auto-branca não vai gostar. Nestas situações as cores parecem erradas ou não natural.
Para executar um balanço de branco, aponte a câmera para algo mate (não-reflexivo) branca na mesma luz que o assunto, e moldá-la de modo que a maioria ou todos da imagem é branco. Definir o seu foco ea exposição, em seguida, pressione o "balanço de branco" (ou jogar a chave). Deve haver algum indicador no visor, que informa quando o balanço de branco foi concluída. Se isso não funcionar, tente ajustar a íris, trocar os filtros, ou encontrar outra coisa branca se equilibrar.
Você deve fazer balanço de branco regularmente, especialmente quando a mudança de iluminação condições (por exemplo, se deslocam entre interior e exterior).
Áudio
Praticamente todas as câmeras no nível do consumidor vêm com microfones embutidos, normalmente estéreo oi-fi. Estes funcionam bem, e são tudo que você precisa para o trabalho mais geral.
Obter melhores resultados com áudio é realmente muito difícil e é um assunto todo em si mesmo. Não vou entrar em muito mais aqui - você só precisa estar ciente de que o áudio é muito importante e não deve ser negligenciado.
Se você estiver interessado, tente conectar um microfone externo no "mic input" socket de sua câmera (se tiver um). Há duas razões pelas quais você pode querer fazer isso:
Você pode ter um microfone que é mais adequado para o tipo de trabalho você está fazendo do que o da câmara microfone embutido. Muitas vezes, o melhor mic vai simplesmente ser montado no topo da câmera.
Você pode precisar de ter o microfone em uma posição diferente para a câmera. Por exemplo, quando cobre um discurso, a câmera pode estar no fundo da sala com uma vantagem de áudio de longa duração para o palco, onde você tem um microfone montado no pedestal.
O nível em que o áudio é gravado é importante. A maioria das câmeras tem um "controle de auto-ganho", que ajusta automaticamente o nível de áudio. No nível do consumidor câmeras são normalmente configurados como este, e ele funciona bem na maioria das situações. Se você tem um controle manual de nível de áudio, é uma boa idéia para aprender como usá-lo (mais sobre isso mais tarde).
Se possível, tentar manter o nível de ruído de fundo (ambiente) mais ou menos consistente. Isso adiciona suavidade para o escoamento da produção. Claro, alguns tiros exigirá mudanças bruscas de som ambiente para o efeito.
Escute o que as pessoas estão dizendo e construí-lo no vídeo. Tente não começar e terminar tiros enquanto alguém está falando - não há nada pior do que um vídeo cheio de meias-frases.
Ser muito cautelosos com música de fundo durante as filmagens - isso pode resultar é a música que salta cada vez que o tiro mudanças, como ouvir um disco riscado. Se você puder, por sua vez o direito de música para baixo ou desligado.
Mais uma coisa ... ter cuidado com o ruído do vento. Até a brisa mais leve pode arruinar seu áudio. Muitas câmeras têm um "filtro low-cut", por vezes referido como um "filtro de ruído de vento" ou algo similar. Estes ajudam, mas a melhor solução é bloquear o vento. Você pode usar um propósito concebido biruta, ou tentar fazer um você mesmo.
Obturador
No nível iniciante você realmente não precisa usar o botão do obturador, mas merece uma menção rápida. Ele tem várias aplicações, principalmente para esportes de ação rápida ou filmagens. A principal vantagem é que os quadros individuais aparecem mais nítidas (crítico de replays em câmera lenta ). A principal desvantagem é que o movimento parece mais bruscos.
O obturador também pode ser usado para ajudar a controlar a exposição.
Se você não sabe como usar o obturador de forma eficaz, deixe-o desligado.
Câmeras amadoras muitos vêm com uma seleção de built-in de efeitos digitais, tais como digital, mix, strobe, etc Estes podem ser muito legal, ou eles podem ser muito desajeitado e cafona. Eles exigem a experimentação dedicados a acertar. Como tantas coisas no vídeo, a moderação é a chave: usá-los se você tiver uma boa razão, mas não exagere.
Você também deve estar ciente de que quase todos os efeitos que você pode criar com uma câmera pode ser feito melhor com o software de edição. Se for possível, gravar o seu material "seco" (sem efeitos) e adicionar efeitos mais tarde.
Lembre-se: Embora às vezes é a solução mais prática de usar recursos automáticos, como regra geral, você deve fazer as operações da câmera manualmente como muitos como você pode.