Microsoft liberou na última quarta-feira (13/10) uma atualização de segurança para seu navegador, o Internet Explorer. Segundo a companhia, oito vulnerabilidades encontradas no software serão corrigidas com o update.
“As falhas mais graves permitem a execução remota de programas no computador, caso o internauta visite uma página desenvolvida para explorá-las”, afirmou Tyson Storey, gerente de produtos do IE, via blog oficial.
A gigante dos softwares considera a atualização crítica para os internautas que usam o IE9 em Windows desktop e moderada para aqueles que utilizam a versão do SO para servidores. “Usuários cujas contas estão configuradas para ter menos controle sobre o sistema serão menos afetados do que os que operam como administradores”.
A atualização será distribuída pelo Windows Update. Os clientes que não tenham optado pela atualização automática, deverão abrir a ferramenta e instalá-lo por conta própria.
Outro bug corrigido com a atualização forçava o encerramento do navegador quando um link que direciona a um determinado protocolo, como notas ou endereço do Skype, é selecionado.
Também foi solucionado um problema que prejudicava a utilização dos clientes de e-mail Windows Mail e Windows Live Mail. Usuários reclamaram que, após instalarem o IE9, não conseguiram mais mudar a fonte das letras nesses programas.
Apesar dos erros, a recente versão do internet Explorer tem sido elogiada por sua segurança. Pesquisa divulgada em julho pelo Instituto NSS Labs revelou que o software bloqueou 99% dos endereços nocivos, ante 13,2% do Chrome, e 7,6% de Firefox e Safari.
FONTE: IDG NOW