A Medialogue Digital, uma empresa especializada em pesquisas na internet e nas redes sociais, identificou e analisou mais de 6.000 dados para montar um retrato inédito sobre a presença dos vereadores paulistanos na internet e nas mídias sociais. As conclusões desse trabalho de fôlego interessam tanto aos parlamentares quanto aos eleitores. “Observamos que já existe uma nova forma de fazer política, com mais transparência e mais envolvimento do eleitor”, diz Alexandre Secco, diretor da Medialogue.
A pesquisa mostra que tipos de mídias digitais estão em uso e, sobretudo, analisa como estão sendo usadas para estreitar o relacionamento entre a população e seus representantes.
Um dos objetivos do trabalho é reunir os melhores exemplos e estimular que sejam copiados e seguidos por mais políticos. “Ter uma conta de email e um site foi uma grande novidade, só que isso foi nos anos 80. Hoje existe um universo de possibilidades para explorar no mundo digital”, diz Secco. Uma pesquisa semelhante da Medialogue analisou a presença dos deputados federais e senadores na internet e nas redes sociais.
O relatório está dividido em seis capítulos, 25 gráficos e apresenta mais de 65 tabelas em rankings. A pesquisa dos vereadores está sendo distribuída gratuitamente com uma licença Creative Commons Atribuição 3.0.Eis algumas informações da pesquisa:
CLIQUE AQUI e veja a pesquisa na íntegra
Os destaques
Os vereadores Alfredinho (PT), Carlos Apolinário (DEM), Floriano Pesaro (PSDB) e Netinho de Paula (PCdoB) são alguns dos que apresentam uma utilização das redes sociais que podem ser copiadas pelos demais parlamentares. Conheça mais sobre esses e outros vereadores que estão se destacando no uso da internet e das mídias sociais com soluções criativas para ajudar os paulistanos a fazer denúncias usando o Google Maps, participar de debates sobre temas polêmicos e acompanhar o dia a dia dos parlamentares por vídeo. A pesquisa destaca nove exemplos de ações digitais que beneficiam diretamente os paulistanos.
Os rankings
Quem são os vereadores mais seguidos no Twitter, os que têm mais amigos no Facebook, os que produzem mais vídeos e os que têm os vídeos mais vistos no YouTube entre quase 200 tabelas, gráficos e rankings que apresentam um retrato detalhado da presença dos parlamentares na internet e nas redes sociais
O perfil de cada um
Conheça o vereador que posta um tuíte a cada 15 minutos e o que consegue manter uma conversa informal com seus 20 mil seguidores. Saiba quais são as bancadas mais interativas e as menos interativas.
Com o avanço da tecnologia, cada vez fica mais fácil a comunicação dos Partidos Políticos com a população. O serviço de WEB TV possibilita aos políticos criarem um canal de interação direta com o seu público via internet, mostrando sua idéias, metas, opiniões, acontecimentos, informações de palestras, reuniões e eventos e muito mais.
FONTE: Mídias Socias