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N o t í c i a s

10/10/2011
TV Indoor - Mídia Digital Out Of Home

A TV Indoor é uma mídia digital na qual conteúdo variado e anúncios publicitários são veiculados em telas (LCD e Plasmas), dos mais variados tamanhos, para comunicar e informar. Geralmente são instaladas em pontos de espera forçada, locais com grande fluxo de circulação de pessoas e em pontos de venda (PDV), com programação (conteúdo) definida préviamente ou em tempo real (on line) via Internet.

Para você compreender “o que é” e “para quê” serve TV Indoor basta um exercício de lógica e criatividade bem simples. Imagine um veículo de comunicação que:

- Fale diretamente com as pessoas e profissionais que passam pela sua empresa;

- Tenha custo zero de veiculação;

- Divulgue seus parceiros mais importantes;

- Seja em formato de vídeo de alta definição e atualizado pela internet;

- Você mesmo decida todo o conteúdo veiculado, não só a propaganda. Agora lembre que devido à poluição visual, anúncios outdoor morrerão. Que a rotina de milhões de pessoas não permite que assistam TV no sofá de casa. Que a tecnologia em comunicação avança a passos largos e você não pode estagnar.

Então, imagine um veículo de comunicação que agregue tudo isso e que esteja alinhado às mudanças do cenário legislativo, social, comportamental e tecnológico.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS, ESPECIFICAÇÕES E FORMATOS DE MÍDIA:

- Resoluções de tela: a partir de 1024X768 (Totalmente configuráveis via software);

- Imagens: Jpeg, Jpg, Gif, Png, Bmp, Tif.(recomendamos resolução de 72 DPI);

- Vídeos e Animações em Flash: FLV e SWF (Frame rate 25 e todos em única time line);

- Som: Aceito em Vídeo e Flash;

- Layout: Montagem e Design própria do stúdio; Servidor: Ao Vivo ou Sob Demanda.

PRÉ REQUISITOS DE CONEXÃO E HARDWARE:

- Internet: Cabo, Wi-fi ou GSM.

- Telas: Monitores LCD, CRT e Tv´s LCD ou Plasma.

- Micro Computador: Mínimo 1Ghz, HD de 20GB e 256MB (Não necessita floppy).

VEJA ALGUNS SEGMENTOS QUE ESTÃO SENDO EXPLORADO:

- REDES HOTELEIRAS: Informando seus clientes sobre os eventos sediados em cada unidade (cursos, palestras, congressos). Veiculando informações variadas, como por exemplo, dados institucionais, pacotes promocionais, informações dos aeroportos, tarifas, avisos, ações de marketing entre outros.

- DROGARIAS E FARMÁCIAS : Como se sabe, os laboratórios encontram entraves legais para atingir diretamente seu público final. A sinalização digital dentro de farmácias e drogarias é uma ferramenta eficiente de comunicação, que possibilita ao laboratório tanto informar sobre produtos de maneira geral, como anunciar lançamentos - remédios, novidades em medicina preventiva, divulgação de genéricos. É um canal que esclarece ao consumidor dúvidas comum, muitas vezes, sobre produtos de difícil explicação por mídias convencionais de massa.

- SUPERMERCADOS : Útil para questões concernentes à organização dos produtos, como também para a implantação de programas de Gerenciamento de Categorias, uma vez que permite, como foi salientado anteriormente, o cruzamento de mensagens de produtos e categorias complementares. Além disso, a sinalização digital, é um poderoso amplificador das áreas de vendas dos varejos em geral, na medida em que permite mostrar muito mais produtos do que aqueles dispostos em seus espaços nobres de prateleiras e gôndolas. Resolve também, problemas da árvore de decisão tão comuns em varejistas com muitas categorias de produtos.

- LOJAS DE DEPARTAMENTO: Varejos que oferecem não apenas quantidades, como também excesso de variedade de produtos, muitas vezes não dão conta de treinar vendedores para dar explicação aos consumidores. O resultado disso é cliente insatisfeito, não pela qualidade do produto, mas pela dificuldade na hora da compra. A sinalização digital permite homogeneizar a informação e diminuir as lacunas de especialização dos vendedores.

- LOJAS DE MODA: Lançamento de coleções, prévia de tendências, imagens de desfiles, dicas de profissionais da área. No mundo da moda, são irrestritos os usos e vantagens da sinalização digital, uma vez que a imagem informativa tem valor complementar aos produtos vendidos. Afinal, moda e imagem e glamour.

- LIVRARIAS E LOJAS DE DVDS: Em estabelecimentos de consumo cultural, a mídia digital indoor pode ser utilizada para divulgação de eventos e dos inúmeros lançamentos semanais, além de facilitar a escolha do consumidor, lançamentos de livros, DVDs, instrumentos musicais, campanhas novas de revistas, entre outros. Essas mudanças geram aumento do ticket médio, uma vez que não há teto para consumo cultural.

- É muito comum entrarmos em uma livraria para comprar um único livro e sairmos com uma pequena biblioteca sobre o tema ou obras adicionais do autor do livro originalmente desejado.

- TEATROS E SALAS DE ESPETÁCULOS : Nesses ambientes, a sinalização digital é de grande utilidade para a divulgação de eventos turísticos, convenções, atrações culturais locais, lançamentos de DVDs, novos livros e atividades universitárias.

- LOJAS DE ÓTICA, CINE E SOM: Varejos que oferecem grande quantidade e variedade de produtos com alto grau de inovação tecnológica nem sempre possuem vendedores aptos a dirimir dúvidas do consumidor, especialmente em tempos de convergência funcional entre os diversos tipos de produtos digitais (telefones celulares que também são câmeras digitais, reprodutores de MP3, notebooks, palmtops , memory sticks e até filmadoras). A falta de esclarecimentos sobre os produtos técnicos, dificulta a compra e intimida o cliente. A sinalização digital permite homogeneizar a informação e diminuir as lacunas de especialização dos vendedores, proporcionando facilidade nas vendas, diminuição de devolução de itens e conseqüente diminuição de conflitos com os fabricantes.

- LOJAS DE ELETRODOMÉSTICOS: Além de facilitar a divulgação de promoções, a sinalização digital permite a diminuição do tempo do primeiro atendimento, uma vez que abrange todo o leque de produtos, que vai do mais simples (e também mais acessível) ao produto elaborado, cheio de recursos e sofisticação.

- LOJAS E QUIOSQUES DE COSMÉTICOS: Além de divulgar tendências e novidades na área de cosméticos, a sinalização digital nesse tipo de varejo serve para atrelar a idéia de glamour e sonho aos produtos oferecidos, fixação da marca de produtos, ensinarem a maquiar, exibição de modelos de cortes de cabelos e etc. Imagens envolventes e oníricas idealizam os perfis psicográficos pretendidos pelos fabricantes, criando ilhas de beleza e sofisticação em lojas normais. Além disso, ajuda a criar o branding da loja.

- MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO: Esses tipos de estabelecimentos, que oferecem uma grande variedade de produtos com funcionalidades e especificações tão diversas - muitas vezes dispostos de forma confusa necessitam de vendedores capacitados e treinados para facilitar o entendimento ao cliente. A sinalização digital facilita o processo de venda, já que uniformiza a informação e possibilita a especialização dos vendedores.

- LOJAS DE DECORAÇÃO: A sinalização digital em lojas de decoração ajuda a materializar o pensamento do cliente. Os displays podem apresentar projetos de decoração, mostrar ambientações virtuais e passar a idéia de sonho e charme, inerentes a esses tipos de varejo.

- LABORATÓRIOS DE EXAMES, SALA DE ESPERA DE CONSULTÓRIOS : A mídia digital indoor em ambientes de espera diminui a sensação de demora e é um poderoso instrumento para a divulgação de campanhas de medicina preventiva e esclarecimentos, com textos redigidos e aprovados por médicos e especialistas. É também um meio eficaz para transmissão de conteúdos de entretenimento.

- LOJAS DE FAST FOOD E RESTAURANTES: Nesses estabelecimentos, a sinalização digital proporciona melhor apresentação dos produtos ainda em seus locais de atendimento, acelerar as escolhas nas filas de pedidos, aumentar a venda dos itens mais lucrativos (especialmente as sobremesas), e outros itens do cardápio que necessitam de maior “apelação “. A substituição dos tradicionais banners, posters em papel ou material fotográfico por materiais eletrônicos, permite ainda a comunicação seletiva de promoções conforme a saída dos pratos e/ou o horário da refeição e/ou o prato do dia, entre outros.

- LOJAS DE MATERIAL ESPORTIVO E/OU ALIMENTÍCIOS ESPECÍFICOS : Produtos que, por sua vez, tem essência as vendas vinculadas às estações do ano e precisam ter vazão mesmo fora de época. A sinalização digital, tem como aproveitar com eficiência as oportunidades de sazonalidade desses artigos e produtos.

- BANCOS, LOJAS DE CONVENIÊNCIA, CASAS LOTÉRICAS E POSTOS DE GASOLINA : Um Banco pode instalar em seus caixas monitores que informam sobre os seus serviços, dar dicas sobre cuidados com senhas de acesso, além de informar seu cliente, ainda torna o tempo de espera na fila mais agradável. Casas lotéricas podem anunciar seus prêmios, diferentes tipos de jogos. Lojas de Conveniência e Postos de Gasolina, anunciar suas promoções e propagandas para firmarem suas marcas, entre outros.

- TV CORPORATIVA: Com a TV Corporativa sua empresa pode ter uma Rede de TV Privada para a realização de programas de treinamento empresarial e comunicação interna. Na prática, isso significa que a sua empresa, passa a ter uma rede exclusiva de TV, onde você pode disponibilizar vários serviços e treinamentos. Cada vez mais, as organizações estão utilizando esta ferramenta para se comunicar com seus funcionários, fornecedores e clientes. A transmissão eficaz de informações e a interatividade em tempo real proporcionam tomadas de decisões mais rápidas a todos os integrantes do processo além de auxiliar as empresas a obter melhores resultados.

- ÔNIBUS, VANS E TÁXIS: Mídia digital móvel, especialmente criada para o entretenimento dos usuários de transporte público ou privada. Transmite conteúdos voltados à cultura, informação, humor, cidadania e propagandas.

Aqui estão alguns pontos que indicam que estamos vendo este crescimento da TV Indoor (Mídia Digital Out Of Home – DOOH):

1- EM NÍVEL MACRO, A MÍDIA É EFICIENTE: 70% dos americanos maiores que 12 anos viram algum tipo de mídia digital em um local público no último mês, e 52% viram na última semana. A Mídia Digital Out Of Home em ambientes públicos, diz a pesquisa, atinge mais americanos num mês que os vídeos compartilhados pelo Facebook, Hulu e YouTube juntos. O DOOH está engajando as pessoas, com 47% de recall em anúncios específicos que viram nas telas no último mês. E quase 20% dos que viram um anúncio vão fazer uma compra que não planejaram por causa dele.

2- O DOOH ESTÁ SENDO VISTO COMO UM ELEMENTO CHAVE PARA OS GRANDES ANUNCIANTES: e sendo reconhecido como um complemento para qualquer campanha, até em mídias sociais. As renovações estão começando a gerar mais negócios que novos anunciantes nas grandes redes de Digital Out Of Home. Os 10 maiores anunciantes nos Estados Unidos gastaram cada um mais de um milhão de dólares nos últimos meses em DOOH.

3- AS FUSÕES E AQUISIÇÕES ESQUENTARAM: Isto está acontecendo em parte pela oportunidade, mas é também um modo rápido de crescimento das redes que qualquer campanha nacional exige. Cerca de 25% do setor estará envolvido de alguma forma nestas fusões e aquisições em 2011.

4- ANUNCIANTES E AGÊNCIAS ESTÃO FALANDO SOBRE GRUPOS DE AUDIÊNCIA: DOOH, TV, online e mídia impressa são planejadas e compradas de forma muito parecida — pelo perfil do público. O fato do público consumir muito mais mídia fora de casa do que em casa, se tornou importante para os anunciantes. A mensagem certa entregue para o consumidor certo na hora certa no caminho para a compra — isto é importante para atingir o público alvo.

5- O RECADO ESTÁ DADO: Como uma indústria, a Mídia Digital Out Of Home está demonstrando que é relevante, consistente, previsível e fácil de comprar. É muito claro também que é uma mídia complementar que dá a qualquer campanha mais alcance e substância. Não tem a intenção de “substituir” qualquer outro meio.

6- FORTES RESULTADOS DE CAMPANHAS ESTÃO SE TORNANDO PREVISÍVEIS: Há um claro crescimento — totalmente medido e validado — mostrando que o DOOH melhora a lembrança de marca e o recall. Quando a Crest queria aumentar a intenção de compra, DOOH aumentou essa intenção em 38%. Quando a FedEx queria aumentar o recall de um anúncio, DOOH aumentou em 32%. Quando a Nescafe quis motivar os consumidores para a compra, DOOH disparou um aumento de 200% nas intenções de compra. Esses números estão se repetindo por diferentes redes, das pequenas até grandes redes como WallMart.

7- OS MELHORES TALENTOS DA ÁREA ESTÃO SE MUDANDO PARA O MEIO: Os early adopters envolvidos por anos neste setor, estavam motivados pelo desafio e paixão por essa mídia que estava surgindo. Percorreram essa estrada suja e esburacada e agora estamos vendo alguns dos mais bem sucedidos profissionais vindo por essa estrada, agora maior e pavimentada, com incentivos muito mais reais.

8- MUITAS EMPRESAS DA CATEGORIA ESTÃO LUCRANDO: O investimento e os custos de operação para estabelecer uma rede caíram nos últimos anos, encurtando o período para se começar a ter lucro. Os custos baixos e o aumento dos investimentos em mídia na indústria produziram grandes resultados para muitas empresas do setor. Muitas das melhores empresas de DOOH nos Estados Unidos atingiram a lucratividade pela primeira vez este ano.

9- GRANDES HOLDINGS ESTÃO FAZENDO INVESTIMENTOS EM DOOH: Espere uma grande empresa de mídia entrando no setor de alguma forma no ano que vem.

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