A explosão das tecnologias digitais da informação alterou dramaticamente a forma como as pessoas compreendem e se relacionam com o mundo. As comunidades virtuais são hoje meios poderosos de mobilização social e política, estudo, trabalho, relacionamentos e lazer.
Praticamente qualquer aspecto da vida moderna que possa ser analisado já sofreu em alguma medida os impactos dessas tecnologias. Governo, escolas, instituições sociais e empresas de todos os tipos têm na Internet seu instrumento básico de
trabalho para chegar aos mais remotos confins do planeta, ensinar de uma forma mais rica ou aumentar sua produtividade. Isto se deve principalmente ao fato de que
grande parte do que fazemos no dia-a-dia tem como ingrediente básico a informação.
A Internet é uma mídia que quebra todos os antigos paradigmas da cultura industrializada. Criada para ser descentralizada e continuar operando com segurança, mesmo sob ataques em sua estrutura física, a Internet se tornou o único meio de comunicação capaz de dar, potencialmente, a mesma oportunidade de voz a uma grande empresa ou a uma única pessoa. Tornou-se também o lugar onde praticamente não existe censura, por falta de meios viáveis para isso, e onde seus usuários podem trocar os bens culturais que durante centenas de anos foram privilégio de quem podia pagar por eles. Historicamente estimulados pela mídia
tradicional a consumir os produtos desta indústria cultural, os novos consumidores podem acessar – de graça – não somente os arrasa-quarteirões, mas também todo um universo de bens culturais que nunca foram para as prateleiras, para a televisão
e que jamais saíram nos jornais.
Enquanto vemos a popularização do acesso à mídia digital devido à redução dos custos dos equipamentos, a chegada da Internet às escolas de todo o país e o surgimento dos telecentros de acesso público à rede, somos obrigados a reconhecer a falência do governo em prover sua população com as ferramentas tradicionais de inclusão cultural, como as bibliotecas, o tema de estudo deste trabalho de conclusão
de curso, na plataforma digital.
Ao brasileiro, faltam bibliotecas públicas de qualidade, cinemas e teatros com preços acessíveis e todo o suporte informacional capaz de formar um cidadão mais crítico,
consciente e apto a competir no mercado de trabalho. A média de leitura de um brasileiro é pífia, e a maioria só tem contato com os livros didáticos do período escolar.
Muito se tem falado sobre os benefícios e potencialidades das bibliotecas virtuais, tomando-se como premissas os recursos básicos da tecnologia. Potencialmente, é presumível que um recurso que possibilite acesso a uma informação de qualquer
parte do mundo fatalmente democratizará o acesso a ela. Podemos, com poucos conhecimentos técnicos sobre o assunto, discorrer sobre as possibilidades de reduzir os custos em relação a uma biblioteca convencional. Qualquer pessoa tem idéia sobre o que os computadores domésticos podem armazenar, como eles podem ajudar na educação, vencer barreiras geográficas, culturais e financeiras.
- BIBLIOTECA VIRTUAL
Esta tecnologia é obtida através da instalação de um software em um computador, em que se tem um ambiente virtual de total interação.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, o conceito de biblioteca virtual depende de recursos disponíveis em sistemas computadorizados que são acessados por meio de redes. Isso favorece a qualificação da própria biblioteca, pois será mais eficiente ao oferecer seus serviços e produtos aos usuários.
A biblioteca virtual tem a vantagem de direcionar os usuários às fontes de dados disponíveis no meio virtual e funciona como uma rede mundial, na qual são depositados diversos documentos, livros, monografias, imagens e vídeos, entre outros.
A biblioteca virtual precisa de um suporte tecnológico para existir. Este pode ser a internet ou intranet
-VANTAGENS DA BIBLIOTECA VIRTUAL
Uma das vantagens de uma biblioteca virtual é o acesso em qualquer tempo e lugar, prescindindo da ida ao ambiente físico de uma biblioteca. A rapidez do acesso à informação, facilitada pela consulta a bases de dados, substitui os antigos fichários, e a leitura do conteúdo, num click, substitui a busca do documento nas estantes.
Afora considerar a ida a uma biblioteca algo agradável num ambiente de leitura e contato com os pares, a necessidade de informação com validade científica e de forma rápida tem sido a tônica nas comunidades acadêmicas. Nessa situação, uma biblioteca virtual cumpre seu papel de forma eficiente.
Outra vantagem das bibliotecas virtuais é a melhoria da busca bibliográfica, com sistemas integrados de bases de dados possibilitando buscas simultâneas, interfaces personalizadas e serviços em rede que permitem navegação em inúmeras coleções (Tammaro & Salarelli, 2008).
Além disso, as bibliotecas virtuais abrangem maior número de usuários uma vez que seu acesso é universal e, na maioria das vezes, gratuito, sendo limitado apenas ao idioma – já se fala em multilingüismo para torná-las acessíveis em âmbito global. Elas promovem a inclusão digital, principalmente ao induzir os países menos desenvolvidos a investirem em computadores, internet e em tecnologia da informação.
O controle dos recursos digitais assim como a preservação de coleções digitais – como manter como patrimônio da universidade seu conteúdo e garantir o acesso a ele – são desafios constantemente presentes na gestão de bibliotecas virtuais. As mudanças na gestão catalográfica, o respeito às regras de direito autoral, o seu custo, entre outros, são questões discutidas e que ainda carecem de solução (Tammaro & Salarelli, 2008).
À margem dessas discussões, o fato é que as bibliotecas virtuais vieram para ficar. Estão no cotidiano da comunidade acadêmica e científica, alterando sua forma de lidar com a informação. E cada vez mais demandando a intermediação do bibliotecário.
- VANTAGENS
Conjuga a nova tecnologia informática com a milenar tecnologia da escrita, possibilitando o arquivo e a disponibilização do saber a todos os seus utilizadores;
Funciona 24 horas por dia e permite o acesso à distância;
Desenvolve-se a partir de contribuições individuais dos seus utilizadores;
Permite o acesso simultâneo de um número infinito de utilizadores;
Permite o acesso em linha a outras fontes de informação externas;
Comporta diferentes formatos de informação;
Os custos de aquisição são reduzidos;
Desempenha um papel importante na preservação dos documentos;
Facilitam o acesso a pessoas com deficiência.
Já pensou em criar a sua Biblioteca Virtual? A CorpTV tem a ferramenta ideal para você fazer a gestão do seu conteúdo virtualmente: a TV Corporativa. Além de ser um espaço personalizado, tem toda a facilidade da tecnologia dos dias de hoje.
CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES
FONTE: Revista USP