As TVs corporativas estão ganhando cada vez mais espaço em supermercados e em grandes redes de lojas em todo país. O motivo dessa proliferação é o conjunto de benefícios que essas ferramentas proporcionam não só para essas redes, mas principalmente para seus clientes. Entre os conteúdos mais abordados nesses meios, estão os valores das companhias, dicas relacionadas aos mais variados temas (que estejam em conformidade com a filosofia da empresa), ações institucionais e o benefício principal: ameniza a espera nas filas.
Segundo dados divulgados pelo site da Revista Supermercado Moderno (www.sm.com.br), em 1989, três pesquisadores americanos já haviam identificado que o volume de vendas de um supermercado da Nova Inglaterra (EUA) cresceu 19% quando a média de espera na fila foi reduzida pela metade. A estratégia adotada na época foi de ampliar do número de checkouts. A quantidade de reclamações caiu cerca de 40% e os ganhos reais da rede aumentaram em 17%, compensando o investimento. Mas se, apesar dos esforços, a sua loja ainda sofre com o problema, a TV corporativa, chamada mídia out of home, pode ser uma solução para amenizar o desconforto dos clientes.
Ainda de acordo com o site, outra vantagem desse canal é a possibilidade de merchandising da própria rede e também dos fornecedores. “Na loja, a rede e o anunciante detém quase 100% da atenção do cliente, que na hora da compra está aberto a promoções e novidades”, explica Ana Lúcia Fugulin, professora do curso de Planejamento de Mídia da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Os benefícios não param por aí. Para custear a implantação do sistema, a empresa pode fechar parcerias com fornecedores e montar uma programação que tenha uma atualização freqüente, despertando a atenção do cliente. A idéia é que a TV corporativa seja dinâmica com programas (informações) sucintas, pois ninguém vai se sentar na frente da TV para assistir. Objetividade seguida por freqüente atualização vira a alma desse negócio.
FONTE: Supermercado Moderno