ABREU, Jorge Trinidad Ferraz de; BRANCO, Vasco. A convergência TV-Web: motivações e modelos. Universidade de Aveiro. Portugal.
RESUMO
Atualmente, a palavra “convergência” surge com uma frequência crescente na abordagem correlativa de diversos processos comunicacionais. Neste enquadramento, a Web e a Televisão constituem-se como processos comunicacionais nos quais se questiona, de forma efervescente, a sua correlação e eventual convergência. Por outro lado, é também frequente depreender-se que a “futura Televisão Interativa” resultará deste processo de convergência, no qual se encontram envolvidos diversos agentes, desde as empresas de telecomunicações, companhias de Televisão por cabo e estações de Televisão até aos fornecedores de conteúdos e outras entidades relacionadas com tecnologias da comunicação.
Neste cenário, o presente artigo pretende identificar quais as possíveis formas de convergência entre estes dois media, não descurando quer o valor acrescentado que estas terão que oferecer de forma a garantirem o seu sucesso, quer as limitações que o actual estado da arte tecnológico lhes impõe. Atendendo a estas mesmas limitações, são igualmente propostos alguns modelos
comunicacionais, considerados de baixa dependência tecnológica, que detenham o potencial de promover uma utilização conjunta da Televisão e da Web, contribuindo, simultaneamente, para uma consciencialização pública do poder do novo media daqui resultante.
VEJA O TRABALHO NA ÍNTEGRA