Cerca de 77% dos sites das maiores empresas ainda demoram mais de cinco segundos para carregar, de acordo com um estudo da Equation Research, encomendado pela Compuware. As organizações não estão preparadas para o rápido incremento de usuários de dispositivos móveis, segundo o estudo. Com base nos resultados do estudo, a Compuware considera que as expectativas dos usuários de Internet em dispositivos móveis não estão sendo atendidas. O principal fator é o “ fraco desempenho dos sistes”. A maioria dos usuários de smartphones (60%) só está disposta a esperar um máximo de três segundos por uma página web.
Para analisar as expectativas e as experiências dos consumidores de aplicações móveis, a Equation Research ouviu mais de quatro mil usuários destes serviços. O estudo “O que querem os usuários dos Serviços Móveis” foi realizado na China, Índia, Estados Unidos da América, França, Reino Unido, Austrália e Alemanha.
“Podemos dizer sem grande margem para dúvidas que estes resultados refletem a situação atual. De uma forma geral, nem as maiores empresas sabem neste momento como podem resolver os problemas de performance das suas aplicações web e, como tal, estão desperdiçando o enorme potencial dos serviços móveis”, comentou José Matias, gestor de negócios da Compuware Portugal.
Trabalho semelhante, realizado em 2009, já apontava para a insatisfação dos usuários de aplicações móveis, que tinham expectativas altas em relação ao desempenho da Web móvel e pouca paciência para sites com mau desempenho. Segundo o novo estudo, muitos dos problemas ainda não foram resolvidos. 57% dos usuários reconhecem já terem expertimentado problemas no acesso a sites a partir dos seus dispositivos móveis.
A exigência dos usuários no contexto da web móvel está cada vez maior: 71% espera que os sites sejam carregados nos smartphones tão ou mais rapidamente do que nos seus computadores. Os usuários ouvidos revelam esperar um serviço rápido e transações sem falhas a qualquer hora do dia.
Mais dados do estudo:
- 71% dos usuários ouvidos esperam que os websites sejam carregados tão rapidamente nos seus smartphones como nos computadores;
- 74% dos usuários de Internet em dispositivos móveis estão dispostos a esperar apenas cinco segundos ou menos para uma página carregar; 60% dos utilizadores reduz o tempo de espera para um máximo de três segundos;
- 77% das maiores empresas têm websites que demoram mais de cinco segundos a carregar em dispositivos móveis;
- 57% dos usuários ouvidos já tiveram problemas ao aceder a sites a partir de smartphones;
- também 57% afirmam que não recomendam sites cujo desempenho nos terminais móveis seja fraco;
- 43% dos utilizadores dificilmente voltarão a um site com baixa velocidade de carregamento.
FONTE: CIO UOL