Os resultados da segunda etapa da pesquisa sobre o mercado de jogos online realizada pela Newzoo, empresa internacional de estudo de mercado focada na indústria de jogos, e patrocinada pela Real Games – empresa mundial de jogos casuais -, e por outras grandes empresas mundiais de jogos, mostra que, em 2011, os brasileiros irão gastar US$ 2 bilhões em jogos online.
O estudo comprova que a difusão dos jogos nas redes sociais, em dispositivos móveis e de MMO (jogadores múltiplos), somada ao incentivo dos jogos gratuitos, está acelerando o volume de gastos dos usuários brasileiros com jogos. Nesse cenário, o Brasil se transformou em um mercado estratégico para este setor, comparável, em tamanho, aos países europeus.
“Os resultados da segunda etapa da pesquisa reiteram o grande potencial do mercado brasileiro neste setor, ampliando as possibilidades de negócios para empresas e anunciantes”, observa Ronaldo Bastos, diretor executivo de América Latina da Atrativa – Real Games, ao destacar que os jogos passam a ter um papel fundamental para a promoção dos produtos e das marcas.
A maior parte dos gastos previstos de US$ 2 bilhões é realizada online ou através dos telefones celulares. Os jogos no Facebook e no Orkut respondem por 11% das compras dos usuários, enquanto os sites dedicados a jogos casuais ficam com 15%, em comparação aos 16% gastos em jogos MMO, o que totaliza US$ 320 milhões. Os telefones celulares representam 9% dos gastos com jogos, o equivalente a US$ 180 milhões.
Os vídeogames e os jogos de computador para PC e Mac somam consideráveis 34% dos gastos do mercado, sendo que uma grande parte desse dinheiro vai para o comércio de segunda mão e de cópias ilegais. Hoje, três quartos dos compradores de jogos de vídeogame e computador adquirem jogos dessa maneira, totalizando US$ 48 milhões.
A pesquisa também mostra que os brasileiros gastam dinheiro – cerca de US$ 300 milhões - baixando jogos pela Internet, o equivalente a compra de jogos para PC e Mac na caixa. Dos 23 milhões de brasileiros que baixam jogos para PC ou Mac, 64% utilizam software de compartilhamento de arquivos para obter jogos gratuitamente, sendo que 21% costumam usar esse método pelo menos uma vez por semana. Uma tendência parecida para jogos de console.
Dos US$ 380 milhões gastos em jogos para console, uma porcentagem de 13%, ou seja, US$ 49 milhões, são gastos em jogos e conteúdo adicional que podem ser baixados diretamente no console. Deste total, aproximadamente US$ 61 milhões são gastos em produtos usados que vêm em embalagem física e também em cópias piratas, deixando US$ 270 milhões para produtos em embalagem física novos, comprados online, no varejo ou no exterior.
"O Brasil, de certa forma, está à frente dos países ocidentais no que diz respeito à popularidade de novas plataformas de jogos e novos modelos de negócios”, comenta Peter Warman, CEO e co-fundador da Newzoo, ao destacar que, mesmo com o atual crescimento econômico, um gasto superior a US$ 50 por jogo é bastante expressivo para os brasileiros.
“Gastar pequenas quantidades de dinheiro em jogos que já experimentaram gratuitamente parece ser exatamente o que o mercado precisava para alcançar o seu potencial máximo de crescimento. Deveríamos pensar duas vezes antes de chamar o Brasil de um mercado de jogos emergente”, finaliza Warman.
A pesquisa também revelou que o brasileiro joga em todas as plataformas de jogos, alcançando uma média de 4,6 jogadores por plataforma, sendo que 27% dos jogadores utilizam as sete plataformas - sites de jogos casuais, redes sociais, dispositivos móveis, MMO, PC/Mac para download, PC/Mac embalagem e console.
Outro dado relevante é que 38% do tempo de jogo é gasto em jogos casuais ou de redes sociais. Entre as redes sociais, o Orkut se mostrou uma plataforma bem popular no País: 84% das 24 milhões de pessoass que jogam na rede utilizam o Orkut.
A pesquisa também identificou que o Brasil conta com 35 milhões de usuários de jogos digitais – o equivalente a 76% da população ativa na Internet de 10 a 65 anos, que é de 46 milhões de pessoas. Desses 35 milhões, 47% gasta dinheiro com jogos, uma proporção comparável aos países ocidentais.
FONTE: Meta Análise