|
N o t í c i a s
7/2/2008 CorpTV no Campus Party CorpTV patrocina Projeto Brasil Indigena, Sinal Digital de Fumaça, que será uma WebRádio que fará sua estréia no Campus Party que acontece na Bienal de 11 a 17 de fevereiro de 2008, seu objetivo é levar informações para os índios nas aldeias e estabelecer uma forma de comunicação e informação para todos!
Para saber mais sobre o projeto acesse:
http://webradiobrasilindigena.wordpress.com/
A Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguaçu hoje tem computadores conectados com o apoio do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, e do Gesac (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão), do Ministério das Comunicações. - Com a internet, os índios reivindicam e, em alguns casos, já conseguiram melhorias, como, por exemplo, nos postos de saúde - diz Sebástian Gerlic, da Thydewá. Na aldeia dos Pataxó Hã-hã-hãe, um rapaz, picado por uma cobra, conseguiu socorro graças à grande rede. Na região onde mora, não há telefones, mas havia internet. Assim vivem os Pataxó Hã-hã-hãe: com internet, mas praticamente sem telefone e com estradas de acesso em péssimas condições. Sua história é marcada por expropriações e violência. A terra onde moram foi demarcada em 1937, mas foi invadida e transformada em fazendas, nas décadas seguintes. A partir de 1982, os índios deram início a um processo de retomada. Pataxó-Hã-hã-hãe é o nome que denomina índios de diferentes etnias (Baenã, Pataxó Hã-hã-hãe, Kamakã, Tupinambá, Kariri-Sapuyá e Gueren). Ainda assim, há boas notícias. Em 2008, a Escola Estadual da Aldeia Caramuru-Paraguaçu terá sua primeira turma de 3° ano do ensino médio. - A escola é indígena e está voltada para a nossa cultura. Aprendemos espanhol em vez de inglês, para podermos nos comunicar com outros índios do continente, por exemplo - diz Kele Muniz, de 17 anos.
|
mais notícias
|
| | | || | | | | | | || | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | |
| | | || | | | | | | || | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | |
|
|