Autor: Eric Hayashi
Investir na publicação de vídeos online é, hoje, mais do que uma tendência; virou uma necessidade para as empresas que desejam marcar presença na internet e se diferenciar dos concorrentes. Afinal, trata-se de uma maneira de divulgar sua mensagem junto ao público-alvo de forma mais efetiva.
O formato torna possível às marcas mostrar literalmente a sua “cara”, contar histórias que falem de forma mais direta às pessoas, obtendo maior credibilidade, engajamento e vendas.
Entretanto, embora as facilidades tecnológicas permitam que qualquer um grave vídeos atualmente, até com um celular, e os publique em canais das redes sociais, quando se trata de cuidar da imagem da sua empresa, o melhor é não agir com amadorismo.
Para conseguir se destacar na publicidade em vídeos online, o material precisa ser produzido com qualidade, dentro de um planejamento estratégico, de acordo com o perfil da empresa e a partir do conhecimento do público-alvo que se deseja atingir.
Confira, a seguir, cinco aspectos essenciais para obter sucesso com sua produção audiovisual na internet.
Objetivos claros
A produção deve fazer parte de uma estratégia de marketing. A empresa precisa saber o que deseja alcançar e traçar um plano para fazê-lo.
O ideal é que os vídeos online façam parte de campanhas e conversem com outras peças da marca.
Foco no conteúdo
O formato favorece a proximidade, mas o que vai garantir a efetividade do diálogo com o público-alvo é a relevância do conteúdo que você tem a divulgar.
O assunto do vídeo deve ser interessante e deve acrescentar algo para quem vai assistir.
Conhecimento do público
A empresa precisa conhecer seu objetivo e os interesses do público-alvo. Esse conhecimento do público também deve ser usado para escolher a abordagem adequada no vídeo, isto é, o tipo de linguagem que vai ser usada.
A associação dos vídeos online à marca e aos produtos deve facilitar ainda a busca por informações.
Gravação e edição de qualidade
Preste atenção na qualidade do áudio e do vídeo produzido. As pesquisas mostram que isso é determinante para que alguém que clica nele continue assistindo.
Também é importante que haja uma vinheta que converse com o logo e a identidade visual da marca.
Tamanho adequado
Não faça vídeos muito longos. Ou faça! O ideal é definir qual dos dois é mais adequado para a sua demanda. Muitas pessoas não têm tempo — nem paciência — para assistir vídeos extensos demais. Para isso, a solução é fazer vídeos curtos, de no máximo três minutos.
Se não for possível passar toda a mensagem nesse tempo, divida o conteúdo, faça uma série para falar de um assunto específico, que tenha uma unidade, mas apresente a mensagem em sequência. Ou tente ser o mais direto possível. Produza conteúdo com intenção!
É importante lembrar que as dicas acima são recomendações básicas para obter sucesso com vídeos online. A produção audiovisual associada à internet exige atualização e inovação constantes para gerar bons resultados.
Trata-se de uma área muito dinâmica, que exige monitoramento permanente das tendências do mercado. Hoje, por exemplo, cada vez mais internautas usam o celular para assistir vídeos. Isso precisa ser observado na produção e levado em consideração nas estratégias traçadas.
FONTE: Samba Ads