Autor: Andre Sharpe
Nosso relatório Gestão à distância revela que quase 50% dos profissionais no mundo agora trabalham remotamente por metade da semana. O trabalho remoto tornou-se padrão para que colegas de trabalho que nunca se viram colaborem um com o outro.
7 metódos para tornar uma equipe remota mais produtiva:
1. Checar a equipe algumas vezes ao dia.
Em qualquer local que o seu time estiver, reuniões diárias mantém todos unidos e trabalhando para o mesmo objetivo. Seu gerente e outros membros da equipe precisam ter confiança e entender o que você está fazendo.
2. Use a tecnologia para estabelecer confiança.
Tente manter um chat em grupo ou uma transmissão via webcam frequentemente. Isso ajuda o seu time a se comunicar como se estivessem lado-a-lado, questionando e tendo idéias. Alternativamente, um sistema de micro-relatórios automatizado permite que todos compartilhem pequenos progressos; quando um membro termina uma tarefa, todo o grupo recebe um aviso. Esse processo mantém todos ativos e lhes permite ter referência de sua própria atividade com os seus pares.
3. Toda a equipe tem a oportunidade de se utilizar de um espaço de trabalho profissional.
Todos precisam de um espaço de trabalho quieto e calmo, o que não é sempre possível em casa. Ter um espaço de trabalho separado e se manter afastado das distrações domésticas vai aumentar a produtividade dos trabalhadores remotos. O Regus BusinessWorld pode fornecer isso com uma fração do custo de um escritório fixo.
4. Mantenha processos e metas rigorosos.
Para pessoas que trabalham remotamente não ficarem isoladas, processos operacionais rígidos são vitais. Procedimentos signoff, pontos de controle de qualidade e objetivos diários devem sempre estar fortemente em foco. Considere a elaboração de novos contratos de trabalho para ajudar as pessoas a compreenderem que estes processos devem ser incorporados em tudo o que fazem.
5. Conheçam-se pessoalmente.
Uma ou duas vezes por ano, reúna toda a sua equipe para uma reunião pessoalmente. Pode ser fora da empresa ou em uma sessão de planejamento estratégico. Encontre o ponto de encontro que é mais conveniente para toda a equipe ao invés de deslocar todos para a sua sede.
6. Construa o espírito de equipe.
Semanalmente, organize uma sessão de jogos online, um quiz via Skype, ou simplesmente socialize via mensagens instantâneas. É crucial que sua equipe remota se conheça.
7. Organize reuniões individuais.
Um dos principais argumentos contra o trabalho remoto é a confiança do gestor: de acordo com o relatório Gestão à distância, 54% dos gerentes não confiam em como seus colaboradores à distância passam o tempo. Organize freqüentes reuniões individuais com seu gerente e seus subordinados diretos para analisar a produtividade, relatar sobre o suas vitórias, ouvir o feedback e definir seu próximo conjunto de metas.
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FONTE: Regus