O levantamento realizado pela consultoria Burson-Marsteller analisou a forma como líderes de Estado de todo o mundo utilizam o Twitter e de que maneira conectam-se com o público por meio da rede social.
A quarta edição da Twiplomacy analisou 669 contas de governo em 166 países. O resultado mostra que 86% dos governantes dos países ligados a Nações Unidas têm perfil no Twitter e que mais de quatro mil embaixadas (ou embaixadores) são ativos na rede.
O estudo também mostra que os governos estão ampliando esforços na área de comunicação digital, incorporando elementos visuais — imagens e vídeos — para registrar acontecimentos e fazer comunicados.
Dentre os perfis analisados, os cinco líderes com mais seguidores no Twitter são: Barack Obama; papa Francisco (que tem nove contas em idiomas diferentes); o primeiro-ministro da Índia,
Narendra Modi; o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoan e a Casa Branca. Na América Latina, a presidente Dilma Rousseff encontra-se na lista dos cinco líderes mais influentes da região. Pesquisa analisou os dados do Twitter até março de 2015.
FONTE: Proxxima