No nosso mercado temos a consciência de que existem alguns bordões e expressões que são comuns a pessoas técnicas e que são usados no dia a dia de todos os funcionários de uma empresa. Também sabemos que em alguns casos, quem bate o martelo de uma negociação comercial é um Diretor de Marketing e não um de Tecnologia, daí a importância de sermos os mais claros o possível na hora de explicar o que fazemos.
Pensando nisso, para explicar o que fazemos sem ter que usar termos técnicos, palavras difíceis ou em inglês, criamos um conceito: Logística Digital. Uma vez eu aprendi que quando criamos um novo conceito temos que contar uma história para fazê-lo ficar gravado na cabeça das pessoas. Com isso, para explicar o que a Logística Digital faz contamos a história da logística tradicional que é algo que todos conhecem.
Então, por exemplo, eu sou uma empresa de vinhos e quero levá-los de Belo Horizonte para o Acre. Para isso, vou contratar uma empresa de logística, que vai cuidar de fazer minha carga chegar ao destino certo no tempo certo. Essa empresa tem que saber que, por ser vinho, o carregamento deve ser transportado na horizontal, num local refrigerado e escuro.
Tem que estudar o trajeto para casar a dimensão das caixas com a melhor forma de levá-lo: ferroviário, rodoviário ou aéreo. Se for rodoviário tem que saber que numa determinada parte do trajeto existe grande risco de saque e roubo, portanto é preciso reforçar a segurança. Ou seja, tem que cuidar de todo o processo, desde quando recebe meus vinhos até eles serem entregues no destino final.
Uma empresa de Streaming faz exatamente isso, só que com os vídeos online dos clientes. Não entrando no mérito da produção dos vídeos, a empresa deve fornecer uma tecnologia para que os clientes possam gerenciar e distribuir os conteúdos de forma profissional.
Para que um vídeo comece a tocar quando apertamos o “play”, existe uma série de elementos e funções que precisam acontecer (veja abaixo o fluxo), envolvendo desde a transformação do formato do arquivo até sua distribuição para qualquer aparelho conectado à internet. Observe que no fluxo, a primeira ponta após a captura, é o encoding e nós vamos explicar como ele funciona.
Encoding
Encoding (ou transcoding) é algo essencial para uma entrega de vídeos online, porque este permite que os produtores de conteúdo convertam as mídias em formatos próprios para tocar na web. Quando o vídeo é gravado, ele sai da câmera em um formato bruto, incompatível com todos os dispositivos ou plataformas que poderão recebê-lo.
O processo de encoding permite aos produtores de conteúdo a conversão das mídias para o formato h.264 e vários outputs, resultando em benefícios importantes para o fluxo de logística digital. A plataformas de vídeo recebe o arquivo em seu formato bruto e realiza o encoding inteligente da mídia para formatos iguais ou menores que o original, tornando a mídia compatível com diversos dispositivos conectados à internet e permitindo que o usuário final selecione a qualidade de streaming que achar mais adequada para o consumo do vídeo: 240p, 360p, 480p, 720p, 1080p.
Num cenário como o atual em que dezenas de aparelhos estão conectados à internet, um vídeo tem que ser transformado para dezenas de formatos e isso pode ser algo demorado e complexo.
Um encoding inteligente permite benefícios para o fluxo de logística digital. Ele faz com que ele toque em qualquer dispositivo conectado à internet, já que será seu formato será previamente adaptado de acordo com os parâmetros necessários por cada plataforma (Ex: o formato que permite um vídeo tocar em Android é diferente do que toca em iOS).
O encoding inteligente também permite uma liberdade para o usuário final escolher a qualidade que ele deseja assistir o vídeo, que pode variar de acordo com o formato bruto.
Além disso, algumas preocupações devem ser tomadas no processo de encoding:
- É importante casar o melhor custo-benefício entre qualidade, desempenho e tempo de encoding.
- O encoding (quase) nunca melhora a qualidade do conteúdo, portanto é importante que ele já seja gravado com qualidade.
- Cuidado com redimensionamentos forçados do vídeo. Sempre mantenha a proporção e evite redimensionar para tamanhos maiores.
Preparar o conteúdo para tocar em qualquer device e dar a liberdade para o usuário escolher a qualidade do vídeo contribuem para aumentar a escala e audiência além de contribuir para a melhor experiência do internauta. Características essenciais para uma solução profissional de vídeos online.
FONTE: SambaTech