Autor: Fernando Palermo
Comecei acompanhar o vídeo na internet por volta de 1999, naquela época o vídeo tinha um tamanho minúsculo, péssima qualidade e arquivos muito pesados. Na verdade esse foi o meu início, mesmo com essas características eu entendi que o vídeo seria um fator marcante na evolução da internet. Assim como o mp3 que em 1999 era a novidade da vez imaginei que isso também ocorreria com os vídeos, era só uma questão de tempo. A partir desse ano foquei todas as minhas atenções para a evolução do vídeo na internet.
Trabalho a 20 anos em produção de áudio visual, ou seja, o famoso vídeo, e por muitos anos eu escutei o seguinte questionamento dos meus clientes. – Quem é que assiste a esse vídeo? Será que alguém, pega o VHS coloca no vídeo cassete e assiste a esse vídeo? Em muitas transmissões ao vivo via satélite, onde a estrutura de produção e de transmissão envolvia altos valores o cliente fazia a mesma pergunta. – Quem é que está assistindo essa transmissão? Quantas pessoas estão nos assistindo ao vivo? Será que eles estão entendendo? Será que eles não têm dúvidas?
Bom, já deu para perceber que os clientes tinham uma enxurrada de dúvidas, questionamentos difíceis de serem respondidos. Convivi com esse dilema durante mais alguns anos. Somente em 2002/2003 acompanhando a evolução da internet, e principalmente a velocidade de conexão que comecei a perceber que estava chegando finalmente a vez do vídeo na internet.
Sabia que quando esse dia chegasse poderia resolver boa parte dos questionamentos e dúvidas que durante anos me perseguiram. Com o auxilio da internet poderia responder a meus clientes perguntas básicas como: Quem assistiu, ou quem não assistiu? Quem gostou do vídeo, ou quem não gostou? Quem entendeu, ou quem não entendeu? Essas simples respostas mudariam radicalmente o meu negócio e principalmente a relação entre as pessoas.
É verdade que nesse período, de 1999 a 2003 já tinham alguns players vendendo e utilizados o recurso do vídeo na internet, mas para mim, somente a partir de 2004 é que considerei o vídeo na internet com uma alternativa que pudesse ser oferecida aos nossos clientes como uma solução de comunicação.
Durante o final de 2002 até 2004 fiquei testando e desenvolvendo várias ferramentas de transmissão ao vivo pela internet. Em função de todos aqueles questionamentos idealizei uma ferramenta que pudesse transmitir o vídeo com o apoio de um slide, interagir com o internauta a através de um chat, ou uma enquete e que pudesse me entregar um relatório completo de audiência, de tempo de transmissão e de acesso.
Com essa ferramenta em mãos testada e aprovada comecei a oferecer a meus clientes a transmissão ao vivo via internet como uma alternativa a transmissão ao vivo via satélite.
Vale lembrar que uma transmissão via satélite tem um custo elevadíssimo e zero de interatividade e poucas respostas. Em compensação a transmissão ao vivo via internet tem tudo isso mas uma qualidade de vídeo somente razoável com um custo muita mais atraente.
Não foi difícil convencê-los e apesar de esbarramos em alguns obstáculos de aspecto cultural hoje a essa ferramenta é um grande sucesso no mercado corporativo.
WEBTV
Depois do surgimento do You Tube em 2005 e o surgimento da denominação Web 2.0 é que o vídeo se tornou o grande astro. Em outras palavras começou a pipocar vídeo em tudo o que era site. Rapidamente o termo Web TV surgiu e começou a ser utilizado sem nenhuma distinção. Um simples vídeo institucional na home de um site qualquer é chamado de Web TV.
Foi a í que resolvi criar a minha própria definição de Web TV. O que é uma Web TV?
Durante todos esses anos sempre tive a curiosidade de pesquisar tudo sobre esse assunto e reparei que o vídeo está sendo utilizado basicamente em 4 quadrantes principais:
1. Vídeos Colaborativos: É um portal de vídeo onde a principal característica é a postagem de vídeos produzidos pelo próprio internauta. Segue uma análise dos principais players desse seguimento.
YouTube – http://www.youtube.com.br
O YouTube é o Portal com o maior acervo de vídeos e o que recebe o maior número de visitas diárias, ficando com mais de 50% do mercado de vídeos na internet. Tamanha a importância do serviço, em 2006 o YouTube foi escolhido pela Time(revista Norte Americana) como a melhor invenção daquele ano.
Desde que foi fundado em fevereiro de 2005 o serviço não parou de se aprimorar, principalmente quando foi comprado pela Google em Outubro de 2006, quando passou a interagir com as mais diversas soluções da empresa.
O YouTube é usado pelo mais variado tipo de pessoa, desde de pessoas comuns, até por artistas, músicos, programas de TV que postam vídeos no serviço sabendo que o portal tem grande quantidade de acessos.
Hoje o site permite a criação de canais próprios e que podem ser totalmente personalizados de acordo com a vontade do usuário, é possível também inserir legendas nos vídeos postados e anotações. A pouco tempo atrás o YouTube também começou a trabalhar com vídeos em “alta definição”.
Tecnologia: Flash.
Vimeo – http://www.vimeo.com/hd
O Vimeo se diferencia de outros portais de vídeos Colaborativos por possuir o serviço de Vídeos em HD(1280×720), o que ganha muito quando se fala em qualidade, mais obviamente não é para todos, afinal de contas não é todo mundo que tem uma câmera para gravar com tal qualidade, o que acaba diferenciando o público que usa o Vimeo HD dos que usam o YouTube, por exemplo.
O Vimeo pode ser gratuito ou pago. O plano pago possuí algumas regalias como 5 GB de Uploads por semana (o gratuito oferece 500MB ), Não possui um limite de Upload em HD (O gratuito oferece apenas um vídeo em HD por semana) etc.
Interatividade : O Vimeo segue a mesma linha de interatividade da maioria, é possível votar, enviar a algum amigo, comentar, e também montar a própria “Home Page” com os vídeos postados.
Tecnologia Flash.
DailyMotion – http://www.dailymotion.com/hd
O DailyMotion também possuí um espaço reservado para os Vídeos em Alta Definição, porém, diferente do Vimeo ele é todo gratuito. As produção devem ser limitadas á 20 minutos, quem tiver necessidade de postar vídeos mais longos tem que se inscrever no site como MotionMaker e submete-los a aprovação do serviço. O site possui também o “Oficial Content”, destinado a produções profissionais tais como, gravadoras, estúdios, etc. O Daily Motion, até por possuir um acervo menor de vídeos que o YouTube, acaba sendo mais organizado nas buscas, trazendo os resultados divididos por categoria.
Tecnologia Flash.
Metacafe – http://www.metacafe.com/
O Metacafe tem um sistema de busca mais apurado que outros serviços do gênero, graças a um sistema de avaliação executado pela comunidade que entre outros benefícios, exclui vídeos duplicados.
No Metacafe assim como em outros portais é possível criar o próprio canal, nada muito personalizado porém, bem organizado. O serviço também paga por vídeos originais com bastante acesso, o usuário recebe 100 dólares para vídeos que ultrapassarem 20 mil visualizações e mais 2 dólares a cada mil novas visitas. O Metacafe é todo gratuito.
Tecnologia Flash.
Yahoo – http://br.video.yahoo.com/
O Yahoo Vídeo acaba perdendo para outros portais quande se trata de controle de conteúdo, você não tem um controle total sobre o que é postato, tudo acaba podendo ser visto por todos, não é possivel por exemplo limitar o acesso aos videos para um grupo de pessoas, como já acontece na maioria dos portais colaborativos. Até por esse motivo talvez, de não possuir uma rede social propria, o Yahoo Vídeo consegue trabalhar com diversas sites de relacionamento como MySpace, Orkut, Facebook, etc.
No Yahoo Vídeo, você consegue incorporar um vídeo, enviar para algum amigo, votar e comentar as postagens. A forma como o Portal é organizado segue a mesma linha de outros sites, o conteudo é dividido por canais (esses podem ou não ter sub canais), categoriais e você pode organizar por mais votados ou mais populares.
A técnologia usada nos vídeos é o Flash.
2. Portal de Vídeos:
Rede Globo – http://video.globo.com/
A “Globo.com” impressiona pela rapidez com que os vídeos são disponibilizados, muito pouco tempo depois de ser transmitido na TV aberta esse vídeo provavelmente estará disponível on-demand no site. E a Globo começa a disponibilizar também transmissões ao vivo pela internet, como aconteceu com os jogos do Brasil na Copa das Confederações.
Os vídeos são divididos por tópicos e seus subtópicos, favoritos, mais vistos e mais recentes, na tela inicial aparecem em destaque os vídeos recentes que foram mais bem votados, na parte superior da tela há uma área de busca de vídeos, onde você pode selecionar a opção filtrar por data, na parte superior do lado direito há a opção, de “dicas para ver vídeos” e “ajuda”. Os vídeos podem ser vistos no modo full screen, do lado direito é apresentada uma lista de vídeos relacionados, divididos em programa (onde foi vinculado o vídeo), temas (relacionados ao vídeo) e data, abaixo é vista uma pequena resenha do vídeo apresentado. Ao término do vídeo aparece a opção de assistir novamente ou assistir vídeos relacionados.
A maior parte dos vídeos é acessível para o público em geral, porém alguns específicos, que geralmente tratam de programas inteiros ou matérias mais longas, são exclusivos para assinantes.
Terra TV – http://terratv.terra.com.br/
O Terra TV tem um formato diferenciado na organização do site, o vídeo que está sendo executado fica num aparte superior da tela enquanto todo o restante como as organizações dos canais, abaixo, o vídeo fica mais em destaque neste formato que nos outros portais que costumam colocar banners ao lado do vídeo ou qualquer outra informação que não seja referente ao mesmo.
Os vídeos no Terra TV são separados por canais, que podem variar de infantil até esportes, e esses podem ou não ter subcanais. O conteúdo de vídeo do Terra pode variar entre produções próprias, ou até series, programas de TV que costumam ser exibidos em canal aberto ou fechado.
Mesmo que com pouca freqüência o Terra TV também disponibiliza transmissões ao vivo como aconteceu recentemente com a apresentação do KaKa no Real Madrid.
O Terra TV também colocou a disposição dos usuários uma versão beta do “Terra TV High-Definition”, que até por ser um dispositivo em fase de teste possui um acervo pequeno de vídeos.
O Terra usa o Flash Vídeo.
TV Uol – http://tvuol.uol.com.br/
Na TV Uol os vídeos tem uma qualidade mais baixa porém são carregados mais rápido e dificilmente travam. O Uol também possuí uma plataforma colaborativa mais que não é o ponto forte do Portal, que acaba tendo mais audiência com vídeos de produção própria, feita por profissionais ou os vídeos que o site exibe em parceria com outros portais ou canais de TV.
A TV Uol permite votar no vídeo, comentar, indicar para algum amigo e incorporar, porém não interage com nenhuma rede social como outros portais já fazem.
A tecnologia usada nos vídeos é o Flash.
CNN Vídeo – http://edition.cnn.com/video/
A rede de TV norte-americana CNN possui um grande portal de vídeos na internet.
Divididos pelos mais variados Canais e Subcanais, grande parte do conteúdo que a rede exibe na TV pode ser visto no site On-demand e o site também, quando se trata de um grande evento, como um discurso do presidente, costuma abrir um link ao vivo no portal.
O Portal da CNN não possui grandes ferramentas para interatividade, é possível incorporar e enviar o vídeo por e-mail, porem o site interage com algumas redes sociais como My Space e Facebook.
Tecnologia Flash.
3.TV na Internet:
Joost – http://www.joost.com/
A Joost ganha pontos em cima de outras “TV’s na Internet” por possuir um visual muito mais “Clean”, ela, por exemplo, não são lotadas de “Banners” ou Links patrocinado ·como as demais, e o conteúdo parece ser bem mais organizado entre os canais.
Conteúdo: Conteúdo bem variado, indo de clipes de música, séries exclusivas para internet, programas de TV antigos, fofocas, Notícias.
Interatividade: Comentários, Votação, Compartilhar com amigo, Adicionar vídeo á favoritos. A Joost também possui uma espécie de rede social que permite ver o que os amigos assistiram recentemente.
Todo o conteúdo da Joost é “on demand”.
Tecnologia Flash.
Jump TV – http://www.jumptv.com/
JumpTV é uma WebTV Canadense dedicada a oferecer o mais variado tipo de conteúdo para os seus usuários. Eles congregam mais de 250 canais pra 65 países diferentes, e o conteúdo distribuído pode ser tanto ao Vivo quanto On-demand. Na home do site são encontrados links de muitas outras WebTV’s divididas por categorias como “Professional Sports” e “Variety”. A Jump TV também possui um espaço para os “Jump TV users”, que são os assinantes do Portal que tem acesso a conteúdos exclusivos do site. Para os não assinantes, o site possui um pequeno acervo de canais que são exibidos gratuitamente.
O site funciona como um “Pay per View” é possível comprar desde pacotes inteiros de programação ou, por exemplo, apenas um jogo de futebol.
A tecnologia de vídeo usada é o Media Player. Como forma de interatividade o vídeo pode ser enviado para um amigo.
TV Tuga – http://www.tvtuga.com/
A TV Tuga é um site Português que disponibiliza conteúdo de milhares de TV’s pela internet, esses podem ser de TV aberta, paga, ou até mesmo TV’s feitas para funcionar somente na Internet, como a All TV. O conteúdo exibido nem sempre é autorizado, como a Globo ou a Band, que não tem nenhum tipo de “convênio” com o site mais podem ser vistos sem muitas dificuldades, pois caso o sinal esteja com algum problema, a TV Tuga disponibiliza outros links, de outros Portais, que exibem o conteúdo, tudo de forma “Pirata”. Caso não esteja conseguindo acessar algum conteúdo, o site possui um Fórum, onde os próprios usuários costumam enviar links para sites que receberão o sinal de TV, como, por exemplo, para algum jogo que só será exibido no canal “Pay per View”.
Os formatos dos vídeos podem ser exibidos de diversas formas como em Flash ou Media Player.
4.Vídeos Corporativos:
Mercedes Benz – http://www.mercedes-benz.tv/
A Webtv é iniciada com um apresentador dando as boas vindas a Mercedes Benz TV, esse também apresenta os vídeos se assim for à vontade do usuário. Os vídeos são organizados por data, do mais recente para o menos atual. Os vídeos também podem ser organizados por tópicos (assuntos) que se dividem em: Lifestyle – Que trata do estilo de vida de pessoas e eventos que a Mercedes patrocina; Vihicles – Que fala sobre os veículos da Mercedes e depoimentos de usuários; Motor and Sports – Fala sobre eventos esportivos que a Mercedes patrocina e também da equipe na Formula 1; History and Legends – Fala da Historia da Mercedes; Innovation que trata de Inovações e novas tecnologias desenvolvidas pela marca.
O site oferece ao usuário organizar os vídeos de três formas: mais recentes, vídeos mais vistos e mais bem votados, a visualização do playlist também pode ser alterada por vontade do usuário, tudo isso acontece sem que o vídeo em andamento seja interrompido. No menu inferior há a opção de alterar o idioma do site para Alemão ou Inglês, uma opção onde você pode alterar a qualidade do vídeo, um campo para enviar alguma mensagem para a Mercedes e por fim uma área de cadastro para receber noticias do site, o que também pode ocorrer com o vídeo em andamento.
O vídeo pode ser exibido no modo full screen, e no modo comum de visualização, o usuário tem a opção de dar nota aos vídeos e também encaminhá-lo por e-mail. O vídeo pode ser assistido de forma “limpa” sendo que o menu é ocultado quando o mouse não está sobre ele.
Manchester United – http://mu.tv.manutd.com/default.aspx?aff=67
Como as WebTvs montadas no Brasil por Corinthians e Flamengo a MUTV (Manchester United TV) também é exclusiva para assinantes, porém possui um espaço livre (free view), aberto ao publico em geral. O layout não foge do padrão, o menu fica na parte superior, dividido por tópicos, do lado esquerdo o vídeo é exibido, e do direito uma resenha dos vídeos organizados por data. O Manchester também tem um canal ao vivo, esse liberado apenas ao publico pagante. O publico asiático tem privilégios na MUTV, já que a pagina pode ser exibida em quatro línguas diferentes, sendo elas: Inglês, Japonês, Chinês e Koreano.A TV do Manchester dá a opção de fazer o Download do vídeo, você também pode vê-lo no modo full screen.
Adobe – http://tv.adobe.com/
A Adobe TV, tem como objetivo facilitar o uso de suas ferraments (softwares) para os usuários que a usam, por exemplo: se você usa o Photoshop e pesquisar na página por PRODUTOS > PHOTOSHOP encontrará um grande acervo de vídeos explicando o uso dessa ferramenta, e assim também acontece com os demais produtos da Adobe. Além dessa separação de vídeos por produtos você também pode fazer sua busca no site através dos canais, esse já com conteúdo mais amplo, por exemplo: existem os canais Designer, Photographer, Vídeo Professional etc. e dentro desses Subcanais separados por conteúdo mais específico. Os vídeos ficam muito bem organizados num formato como de um seriado, por episódios, por exemplo: dentro do Canal Vídeo Professional, existe um subcanal chamado Photoshop for Vídeos e lá vídeos como “Photoshop for Vídeos – Animating a Sky (part 1)” e “Photoshop for Vídeos – Animating a Sky (part 2)” e assim por diante.
Até pela maior parte do conteúdo ser Educativo e de Treinamento, os vídeos da Adobe TV não costumam ser muito curtos, dependendo do conteúdo apresentado, um vídeo pode chegar até 30 minutos de duração, porém isso não acaba prejudicando muito quem não possuí uma conexão das melhores. Isso graças “Dynamic Streaming” do Flash Media Server. Baseando-se na conexão do usuário e até na configuração de Hardware do computador o “Dynamic Streaming” calcula qual é a melhor taxa para vídeo ser transmitido. Por exemplo: um vídeo pode estar no servidor com uma taxa de transferência de 3Mbps e ser apresentado com uma taxa de 450Kbps, ou seja, se você tiver uma Super Banda poderá assistir um vídeo de ótima qualidade, caso não, perderá em qualidade, porém terá um transmissão sem interrupções podendo adiantar até certo ponto sem ter que esperar para o vídeo carregar.
Vogue – http://www.vogue.tv/
A Webtv é iniciado com um vídeo escolhido pela Vogue.
Layout: Os vídeos são divididos por tópicos (assuntos), quando você passa o mouse sobre os tópicos é exibida uma pequena resenha falando do que se trata, o mesmo acontece com os vídeos, que escolhido o tópico vão para um playlist, eles podem ser assistidos em um formato de tela maior, mas não no modo full screen, ao lado do vídeo existe duas opções de slides que o usuário pode mudar, a shop episode e a view ads.
Shop Episode são exibidos produtos á venda relacionados ao vídeo, e na View Ads slides do referente ao vídeo.
Interatividade: Ao término de cada vídeo é exibida a opção de “baixar” o vídeo, enviá-lo por e-mail, adicionar aos favoritos (adicionando o vídeo a favoritos eles vão para um tópico, que quando acessados do mesmo PC eles ficam gravados) ou assistir o próximo.
Os Vídeos usam a Tecnologia em Flash.
Peugeot – http://www.tv-en.peugeot.com/
Com uma pagina toda desenvolvida em flash, a Webtv da peogeot não foge muito do padrão de outras webtvs do setor automotivo. Possui um design inovador, e fácil manuseio. Os vídeos são divididos por canais, como: news, design, sport, etc. No canal “Falafurt” são exibidas as campanhas publicitárias da marca, e é por onde é iniciada a webtv, esse que possui uma enquete, na própria pagina, sobre “O que você achou do canal”. No centro o vídeo é exibido, ele pode ser visto em uma tela maior, mas não no modo full screen, do lado direito ficam separados os vídeos do tópico que você escolheu em ordem de data e do lado direito é exibido o “menu interativo” onde você pode dar sua nota aos vídeos ou envia-los para algum amigo.
SmoothHD – http://www.smoothhd.com/
O SmoothHD, é resultado de uma paceria entre a Akamai e a Microsoft. Usando a Tecnologia Silver Light as duas empresas desenvolveram uma solução de Streaming para os vídeos. Assim como o “Dynamic Streaming” do Flash Media Server, eles desenvolveram o “AdaptiveEdge Streaming” que funciona praticamente igual, o servidor disponibiliza para o usuário apenas a quantidade em BPS que a conexão permite, assim o vídeo é sempre executado sem maiores problemas, independente da conexão de internet que o “internauta” possui.
O site é apenas uma demonstração de como a tecnologia funciona, por isso não possui nenhuma forma de interatividade.
Minha definição de WEBTV
Depois dessa rápida pesquisa dá para perceber a infinidade de utilização do vídeo nos sites. Mesmo assim em minha opinião ainda não podemos chamar tudo isso de WEB TV.
Como a minha maior experiência é em produção de TV corporativa vou fazer uma análise e definição de WEB TV Corporativa.
Para que nós possamos chamar um portal de vídeo de Web TV corporativa temos que seguir e obedecer 5 passos.
Planejamento estratégico
Criação e planejamento das ações de comunicação em vídeo a partir da necessidade do público, definindo as melhores soluções em conteúdo e tecnologia.
Produção de conteúdos
Vídeos produzidos exclusivamente para as ações criadas que adotam a linguagem mais adequada para o público-alvo, ao mesmo tempo que são atrativos, criativos e eficientes, respeitando oque foi definido no seu planejamento estratégico.
Desenvolvimento de tecnologia
Solução inovadora para a exibição e transmissão de vídeos via Internet, envolvendo recursos de última geração.
As principais ferramentas com recurso de vídeo disponível hoje são:
Gestão e análise de resultados
Soluções que permitem o monitoramento das ações de comunicação através da coleta de dados e fornecimento de relatórios para análise, como audiência, pesquisas e avaliações.
Relacionamento
Criar aproximação com internauta, disponibilizar conteúdo específico para cada tipo de público, tirar dúvidas, abrir espaço para sugestões etc. Manter contato com objetivo criar audiência e fidelização público.
Transmissão Ao Vivo via Internet:
Vídeos transmitidos (ao vivo / gravadas) via Internet combinados a slides e com interação dos internautas via chat ou através de enquetes On-Line.
Perfeitos para Transmissão de:
- Lançamentos de Produtos/ Campanhas
- Treinamentos
- Ações de Vendas
- Sorteios
- Entrevistas
- Eventos: Congressos, Convenções, Palestras, Feiras, etc
- Pesquisas de Mercado
- Rede de Revendedores / Franquias
Recursos
- Transmissão de audio e video simultâneos
- Acesso aberto ou restrito (login e senha);
- Participação ativa de multiplos usuários simultâneos;
- Todos recebem a mesma informação ao mesmo tempo;
- Comunicação via chat;
- Apresentação de slides;
- Análise de dados em tempo real;
- Chat aberto ou moderado;
- Enquetes online.
Principais Benefícios e Vantagens
- Acesso fácil e rápido: disponível na internet através de login e senha e sistema detecta configurações automaticamente
- Unidade das informações: todos recebem a mesma informação ao mesmo tempo
- Participação ativa em tempo real: chat aberto ou moderado e enquetes online
- Análise de dados em tempo real
Vídeo Center
Sites personalizados com conteúdos em vídeos gravados, com acesso aberto ou restrito monitorado, que permite a seleção de vídeos com recursos como: play-list, conteúdo em fotos, slides, textos, enquetes e/ou avaliações on line.
Portal com conteúdo dinâmico em .flv, programação asp, flash, css, javascript que inclui área de administração que permite o próprio usuário insira o conteúdo no vÍdeo center e consulte relatórios em tempo real.
Estrutura de servidores multimedia com 2 gbit/segundo que garantem transmissão simultânea para grande número de usuários; windows media services instalado em um windows Server 2003 de grande desempenho. Com serviço de CDN (content delivery network) com segurança.
Vídeo Mail
Vídeos rápidos e atraentes sobre temas/assuntos variados que chegam na caixa de entrada dos usuários.
Aplicações:
- Comunicados rápidos;
- Notícias “quentes”;
- Convites;
- Lançamentos de campanhas;
- Teasers de ações especiais;
- Releases.
Padrão: Captação das cenas em estúdio e letterings.
Opcional: Vinhetas, apresentador e/ou repórter e layout da página.
Duração: Até 1min30seg
Formato: Flash, 320x240px, 180Kbps
Web Training
Vídeo Center especializado para treinamentos on line com recursos exclusivos de visualização, sincronização de vídeo com slides e programação dinâmica e permite que novos conteúdos sejam inseridos facilmente;
Aplicação:
- Funcionamento de softwares e sistemas;
- Posicionamento da marca e de produtos;
- Procedimentos administrativos;
- Descritivos de produtos
- Comparativos com argumentos de vendas, etc.
Mobile Vídeo
Além de prever as diversas ferramentas de utilização do vídeo não podemos deixar de lado o vídeo no celular. Ainda não é muito difundido, mas com certeza será daqui a pouco tempo uma das utilizações mais comum.
Principais Benefícios e Vantagens:
- Atratividade e agilidade: A informação chega mais rápido até o internauta.
- Comodidade: Informação chega no seu celular;
- Mobilidade: Não precisa de um computar para assistir ao video. Do celular você pode acompanhar a transmissão ao baixar o vídeo;
Conclusão
A verdadeira Web TV é aquela que consegue a partir de um planejamento estratégico definir o seu público. Em função disso, definir os seus canais, em função dos seus canais definirem a melhor tecnologia disponível.
Somente isso não é garantia de audiência e fidelidade. Só conseguimos isso quando se cria uma integração entre as ferramentas descritas acima e por conseqüencia conseguimos criar relacionamento com seu público.
Esse é o desafio. Interagir constantemente com o seu público. Fazendo com que a informação chegue até ele ou por e-mail, ou por uma transmissão ao vivo, ou disponibilizando a mensagem num vídeo center, ou até mesmo fazendo que a informação chegue no seu celular.
Somente assim a Web TV criará audiência e tornará o seu público fiel.
Informações da Empresa: a CorpTV é uma empresa especializada na tecnologia Streaming (Transmissão de dados - vídeo/áudio) para a criação de soluções de comunicação corporativa à distância, transmissão de eventos corporativos e comerciais via internet ou intranet(Videoconferências Ponto-a-Ponto ou Multiponto, Webconferência, Webcast, etc) e criação de canais de TV e Rádio via internet (WEBTV e WEB Rádio).
FONTE: Inteligemcia