Autor: Danilo Almeida
Não é mais uma novidade ouvir que a cada dia as pessoas estão se conectando mais através de celulares e outros dispositivos móveis. Nos últimos anos, esse número de usuários cresceu vertiginosamente, e hoje os acessos via celular representam em torno de 20% de todo o trafego online do mundo. No Brasil, esse aumento de acessos será 11 vezes maior entre 2013 e 2018, segundo estudo feito pela Virtual Network Index. Serão 645 milhões de aparelhos conectados no final desse período. Avaliando esses dados, fica clara a necessidade de garantir a melhor experiência possível para esses usuários navegarem no seu site mobile.
Web design responsivo
Sites responsivos têm como objetivo permitir que sua empresa tenha um único site (desktop) que se adapte automaticamente aos diversos tamanhos de telas. Isso acontece quando adaptamos conteúdo, design e interações do site para proporcionar uma navegação unificada para o usuário.
Prós:
- Desenvolvimento e manutenção de um único site para todos os dispositivos;
- Possui uma única URL – facilita o acesso e otimiza o tempo de carregamento, pois não terá redirecionamento para outro domínio;
- Não há necessidade de criar conteúdo específico, já que estamos falando de um único site;
- Otimização dos esforços de marketing, pois não há necessidade de criar campanhas específicas de divulgação;
- O Google leva em consideração sites responsivos como critério de SEO;
- Baixo custo de produção.
Contras:
- A tecnologia usada ainda é muito nova, causando alguns transtornos no carregamento do site em navegadores mais antigos;
- A experiência do usuário não é o foco, trata-se de um site adaptado, que não possui nenhum planejamento ou arquitetura de interação pensada para o dispositivo mobile;
- O site mobile não consegue ter uma vida independente, pois estará sempre atrelado às mudanças do site tradicional (desktop).
Formato mobile
Sites feitos especialmente para celulares carregam em seu DNA a interação e a navegabilidade. Um projeto de site mobile deve sempre considerar os pontos fracos e fortes da plataforma, assim como a velocidade de conexão que temos no País (2G/3G/4G).
Prós:
- Foco na experiência do usuário (UX). Você tem em mãos um site totalmente desenhado e pensado para esse tipo de plataforma;
- Motores de busca como Google, Bing e Yahoo! tendem a privilegiar sites com essa otimização nas buscas em aparelhos móveis;
- Acesso rápido, sem a necessidade de fazer download e instalação, diferente dos apps.
Contras:
- Mais de uma URL de navegação, pois o site mobile precisa de um novo domínio ou subdomínio;
- Com o site mobile separado do tradicional, os esforços para atualização e manutenção serão dobrados, já que são dois sites;
- O site exigirá um planejamento de conteúdo diferente do site tradicional, pois a cópia de conteúdo nesse caso pode ser vista com maus olhos pelos buscadores (para os buscadores se tratam de dois sites diferentes por terem duas URLs diferentes).
App nativo
App é um software feito especialmente para dispositivos móveis, como celulares e tablets, desenvolvido para sistemas operacionais específicos como iOS, Android etc. Para ter acesso aos apps, é necessário realizar o download via loja desses sistemas (Apple Store, Google Play etc.) para serem instalados. A maior vantagem dos apps é o poder de flexibilidade e funcionalidades que conseguimos agregar, como o uso da câmera, click to call, geo localização, dentre outros.
Prós:
- Em termos de experiência do usuário, os apps possuem os mesmos pontos fortes do formato mobile;
- Os apps funcionam com ou sem conexão;
- O carregamento do aplicativo é extremamente rápido;
- O céu é o limite, liberte sua imaginação, aqui tudo é possível;
- Com o app instalado, sua marca estará sempre à mostra para o usuário, por meio do ícone no desktop do aparelho.
Contras:
- Cada sistema operacional tem sua própria linguagem, fazendo com que você precise criar um app para cada sistema;
- O custo para desenvolvimento ainda é alto;
- Para visualizar os seus dados e conteúdos, o usuário precisa fazer o download do app e, dependendo da velocidade da internet dele, pode ser um impeditivo;
- A estratégia e os objetivos de marketing são totalmente diferentes para o app e para o desktop.
Qual é a melhor solução?
Tudo irá depender dos seus objetivos, pois cada formato atende a uma necessidade especifica, por exemplo: se o seu site exigir uma atualização contínua e diária, como um blog, a melhor opção será um site responsivo, é mais rápido e ágil nas atualizações. Agora se o seu negócio tem como prioridade a experiência do usuário, a melhor opção será um site em formato mobile ou até mesmo um app.
Tenha sempre em mente seus objetivos, o orçamento disponível e as características do seu mercado. Todas as soluções são corretas e efetivas, mas uma coisa é certa, a melhor opção é aquela que agrada mais o seu usuário.
FONTE: iMasters