As transmissões de rádio começaram na década de 20, mas foi só com a introdução do rádio a transistor, em 1954, que o rádio ficou disponível em situações de mobilidade. O rádio via Internet está quase no mesmo patamar. Até o século 21, a única maneira de obter transmissões de rádio pela Internet era através do seu PC. Isso logo irá mudar, quando a conectividade sem fio alimentar as transmissões via Internet através de rádios de carro, celulares, pdas. A próxima geração de dispositivos sem fio está expandindo enormemente o alcance e conveniência do rádio via Internet.
Um estudante de faculdade, em Wisconsin, ouve um disc-jóquei da Jamaica tocar a última música rapso (calypso rap). Um grupo de advocacia para crianças reúne seus membros, separados geograficamente, via transmissão particular. Um ouvinte de rádio escuta um anúncio de uma impressora para computador e faz o pedido imediatamente, usando a mesma mídia em que escutou o anúncio. Tudo isso é possível através do rádio via Internet.
O rádio via Internet já existe desde a década de 90. Porém, ele está passando por uma revolução que irá expandir seu alcance, do seu computador para qualquer lugar e a qualquer hora, além de expandir a programação dos locutores tradicionais para os indivíduos, organizações e governo.
Usos e vantagens:
As transmissões das estações de rádio tradicionais são limitadas por dois fatores:
-a potência do transmissor da estação (normalmente cerca de 150 km)
-o alcance disponível para a transmissão (pode alcançar uma dúzia de estações de rádio, localmente)
O rádio via Internet não tem limitações geográficas, portanto, um locutor em Kuala Lumpur pode ser ouvido em Kansas através da Internet. O potencial do rádio via Internet é tão vasto quanto o próprio ciberespaço (por exemplo, a estação de rádio Live365 oferece mais de 30.000 transmissões de rádio via Internet).
Em comparação com o rádio tradicional, o rádio via Internet não é limitado ao áudio. Sua transmissão pode vir acompanhada de fotos ou desenhos, textos e links, bem como interatividade, como quadros de mensagens e salas de bate-papo. Esse avanço permite ao ouvinte fazer muito mais do que só escutar. No exemplo do começo deste artigo, de ouvir um anúncio de uma impressora para computador, o ouvinte fez o pedido dessa impressora através de um link, no próprio site do rádio via Internet. A relação entre anunciantes e consumidores torna-se mais interativa e íntima nas transmissões de rádio via Internet. Essa capacidade expandida da mídia também pode ser usada de outras maneiras. Por exemplo, com o rádio via Internet, você pode conduzir treinamento ou instrução e fornecer links para documentos e opções de pagamento. Também é possível interagir com o instrutor ou educador, além de acessar informações no site de transmissão de rádio via Internet.
A programação de rádio via Internet oferece uma vasta faixa de gêneros de transmissão, particularmente em música. O rádio para difusão é cada vez mais controlado por pequenas quantidades de conglomerados da mídia. De algum modo, isso levou a uma redução da programação de rádio, pois as estações tentam alcançar a maior audiência possível para poder cobrar mais dos anunciantes. O rádio via Internet, por outro lado, oferece a oportunidade de expandir os tipos de programação disponíveis. O custo para "ir ao ar" é menor para uma difusão pela Internet (veja a próxima seção "Criando uma estação de rádio via Internet )", e o rádio via Internet pode recorrer a "pequenas comunidades" de ouvintes focados em interesses ou gêneros musicais específicos.
FONTE: CorpTV