Autor: Andre Metzen
O setor de marketing em muitas empresas é reconhecido por sua natureza dinâmica e acelerada. A cada dia que passa, novas demandas de negócios surgem, exigindo ações e campanhas em tempo recorde e tornando a área um verdadeiro caos. Apesar disso, é possível que esses profissionais desenvolvam um planejamento cuidadoso para que as iniciativas da área possam ser executadas com mais calma, contribuindo para melhores resultados para a empresa.
Isso também vale para o e-mail marketing: quando a empresa monta um bom planejamento para o ano, as chances de sucesso das campanhas são muito maiores. Descubra a importância de desenvolver um bom planejamento para as campanhas de e-mail marketing de sua empresa:
Escolha e mantenha o foco
O planejamento permite que os profissionais de marketing reflitam sobre quais objetivos devem ser alcançados com a campanha de e-mail marketing. As metas podem estar relacionadas com as vendas, aumento de tráfego no website, reforço da marca, entre outras.
Quando a empresa define essas questões logo no início do ano, todos os envios realizados poderão servir a esses objetivos mais abrangentemente, contribuindo para as questões estratégicas do negócio.
Redução de tarefas “ para ontem”
A simples iniciativa de centralizar “no papel” as datas do ano que serão trabalhadas, sinalizando aquelas que estão mais relacionadas ao negócio da empresa (e possivelmente terão impacto sobre as campanhas de e-mail marketing) já pode ser uma grande economia de tempo e esforço.
Sabendo o que está por vir, você e a equipe de marketing terão mais tempo para pensar e desenvolver os envios, contornando os problemas antes que eles ocorram e reduzindo a tensão de trabalhar somente reagindo a demandas urgentes.
Maior engajamento pelo público-alvo
O planejamento de uma campanha de e-mail marketing também fazem com que os resultados alcançados sejam muito melhores quando o assunto é engajamento com o público-alvo.
Isso porque, antes de iniciar os disparos, você terá uma noção clara de qual segmento do público quer atingir e que comportamento espera dessas pessoas, desenvolvendo título, imagens, textos e CTAs mais assertivos, tendo em mente os objetivos traçados inicialmente.
Quando a empresa cumpre o planejamento em suas campanhas, os clientes se sentem mais familiarizados com as peças, aumentando as chances que eles interajam com a marca.
Vantagem competitiva
Em todas as empresas é possível encontrar datas especiais em que é preciso se relacionar com seus consumidores de forma mais intensa. Ao planejar as campanhas de e-mail marketing, sua empresa poderá desenvolver ações muito mais elaboradas e interessantes nessas ocasiões. Isso fará toda a diferença quando o cliente receber o e-mail da sua campanha planejada e executada com cuidado e compará-lo aos outros envios que mais parecem o cumprimento de uma obrigação.
Correção de rota
Até mesmo o planejamento mais cuidadoso de uma campanha de e-mail marketing não é garantia de que ela terá bons resultados. Por isso, é fundamental acompanhar o comportamento dos consumidores durante as ações. Quando sua empresa planeja as campanhas, é mais fácil analisar os resultados de cada um dos envios e ver como eles estão contribuindo para os objetivos estratégicos traçados no início.
Ao avaliar as taxas de abertura, leitura, cliques e interação, por exemplo, é possível observar o comportamento dos consumidores em relação às ações planejadas pela empresa e implementar mudanças a tempo para alcançar melhores resultados. Para facilitar o trabalho, as melhores ferramentas de e-mail marketing do mercado disponibilizam recursos avançados de teste A/B, que são trabalhadas como comparativo de resultados conforme o envio de amostras para grupos distintos.
Qualquer atividade humana pode ter um melhor desempenho quando é possível planejar os caminhos a serem seguidos. No caso do email marketing, uma estratégia que lida com mudanças de cenários constantes, isso não poderia ser diferente.
FONTE: iMasters