A Mobile Marketing Association e a Nielsen Ibope, a cada trimestre, lançam pesquisa sobre o mercado e comportamento do consumidor de smartphones. Nesta edição, a pesquisa, que teve o patrocínio da Vivo, Spring Mobile Solutions, Agência Ginga e Fidelity Mobile, levantou dados importantes. Um exemplo é o aumento significativo de 95% nas vendas de smartphones em 2013 (em comparação ao ano de 2012).
A distribuição da tecnologia ainda está com a maioria (51,2%) no 3G e apenas 1,2% no 4G; Andróid tem penetração de 73% enquanto IOS 14%. Windows phone 8%. Blackberry perdeu força e só tem 1% de penetração no mercado. 33% das pessoas usam o smartphones como principal meio de acesso à internet. Em primeiro lugar usam email, praticamente empatado com as redes sociais (77%). Em seguida usam mais vídeos (54%); os três momentos em que os usuários mais conectam em seus dispositivos: 52% em momento de espera (médico, trânsito e cinema). 48% antes de dormir e 42% logo após acordar.
Confira outros dados:
- 6% entram em redes sociais por meio de aplicativos; 15% entram por navegador e 33%, por ambos.
- Nos últimos 30 dias, 14% dos donos de smartphone fizeram alguma compra pelo aparelho
- Dos que compraram, 27% gastaram mais de 300 reais.
- Em dezembro foram vendidos mais smartphones do que outros tipos. 55% smart, 22% multimídia, 23% feature
- Tablets: aumento no varejo de vendas em 2013 foi de 312%
- Os abaixo de 1000,00 aumentaram 509% e já representam 87% do mercado.
- Mais mulheres que homens usam smartphones em faixa etária mais jovem. Acima de 50 anos a tendência se inverte e mais homens usam.
- Whatsapp foi o que mais cresceu. Em setembro 53% dos usuários de smartphones usavam. Hoje são 74%.
- Mais jovens usam mais whatsapp do que facebook.
- 29% dos usuários lembram de terem visto produto ou marca anunciados em smartphones nos últimos trinta dias.
FONTE: Administradores