Autor: Luciano Rodrigues
Analisando algumas pesquisas recentes sobre os internautas brasileiros, observamos uma série de fatos surpreendentes que podem ser úteis para profissionais de marketing digital e agências de publicidade.
No. 1 – Os brasileiros usam mais a internet do que qualquer outro povo
Segundo um relatório da agência We Are Social, os brasileiros passam 6,1 horas por dia na internet, a maior média global. Isso significa, essencialmente, que o Brasil lidera o ranking mundial de uso da internet. A África do Sul ficou em segundo lugar, com 5,6 horas por usuário por dia. Alguns mercados-chave de internet ficaram pouco atrás do Brasil em termos de tempo passado na internet, entre os quais os da China (4,5 horas/dia), dos Estados Unidos (5,2), Reino Unido (4,2) e Canadá (4,9).
No. 2 – A maioria dos brasileiros passa muito tempo em shoppings
Enquanto 20% vão a um shopping uma vez por semana e 31% uma vez por mês, 10% dos internautas brasileiros vão a shoppings todos os dias. A pesquisa também selecionou 16 categorias de produtos, como roupas, móveis, ferramentas, calçados, eletrodomésticos, produtos eletrônicos, celulares e produtos de tecnologia e perguntou aos brasileiros entrevistados se eles compram produtos dessas categorias em shoppings ou na internet. A maioria esmagadora respondeu que os compra em shoppings. Por exemplo, 96% compram roupas em shoppings, contra apenas 13% que as compram na internet. Produtos de tecnologia, celulares, produtos eletrônicos e livros são os itens mais procurados pelos brasileiros para serem comprados pela internet.
No. 3 – A maioria dos entrevistados tem planos de viajar para a Europa
Uma pesquisa da CONECTAí revelou que 44% dos internautas brasileiros preferem passar suas férias na Europa, enquanto 27% preferem passá-las na América Central e do Sul e apenas 14% optam por passá-las na América do Norte.
No. 4 – A maioria dos brasileiros pesquisa produtos on-line antes de comprá-los off-line
Segundo uma pesquisa da comScore realizada como parte do evento Proxxima, a se realizar brevemente em São Paulo, 74% dos internautas brasileiros pesquisam produtos na internet antes de comprá-los em uma loja física. Quase metade (48%) deles pesquisam produtos na internet usando um dispositivo móvel enquanto visitam fisicamente uma loja. Esse percentual é significativamente mais alto que o registrado em 2012, quando 37% dos internautas brasileiros afirmaram que adotavam essa prática.
No. 5 – O Brasil é líder no uso de redes sociais
O relatório da We Are Social indica que o Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial de tempo passado em redes sociais. Os internautas brasileiros passam 3,1 horas por dia em redes sociais, número superado pelos internautas da Argentina (4,3), México (3,8), Tailândia (3,7) e Emirados Árabes Unidos (3,3).
No. 6 – Eles passam mais tempo na internet do que assistindo televisão
Um estudo recente do IBOPE revelou que os brasileiros passam 3 horas e 39 minutos na internet todos os dias, 3 horas e 29 minutos por dia assistindo televisão, 3 horas e 7 minutos por dia ouvindo rádio e 1 hora e 5 minutos por dia lendo jornais.
No. 7 – Um dos três maiores mercados do Facebook no mundo
Com 86 milhões de usuários ativos do Facebook, o Brasil é o terceiro maior usuário do site do mundo, atrás apenas da Índia (90 milhões) e dos Estados Unidos (178 milhões). Dados recentes do próprio Facebook indicam que 30 milhões de brasileiros acessam o site usando dispositivos móveis e que eles passam, em média, 12 horas por mês no site.
No. 8 – A cerveja e o vinho são suas bebidas favoritas
Um estudo realizado pelo IBOPE no final de 2013 indicou que 72% dos internautas brasileiros consomem álcool. A cerveja ficou no topo da lista de suas bebidas favoritas: 70% dos internautas brasileiros afirmaram que preferiam beber cerveja, enquanto 42% disseram que o vinho era a sua bebida preferida.
No. 9 – A maioria assiste TV e usa a internet ao mesmo tempo
A pesquisa da comScore mencionada acima destacou que 73% dos brasileiros assistem TV enquanto usam a internet. O comportamento dos internautas parece variar de acordo com o dispositivo que usam para acessar a rede enquanto assistem TV. Mais da metade (54%) dos brasileiros que usam notebooks para entrar na internet enquanto assistem televisão dizem que se envolvem em atividades na rede não relacionadas ao que estão assistindo, enquanto 48% dos que usam smartphones e 47% dos que usam os tablets afirmam o mesmo. É importante também registrar que um estudo realizado pela eCGlobal Solutions em novembro de 2013 revelou que 86% dos internautas brasileiros entram em mídias sociais para postar comentários sobre programas de TV, sugerindo que soluções como o Shazam podem ser úteis para algumas marcas.
No. 10 – A maioria tem animais de estimação
Um estudo realizado pelo IBOPE em setembro de 2013 indicou que 80% dos internautas brasileiros têm animais de estimação. Os cachorros são o animal de estimação mais popular até o momento, já que 63% dos internautas brasileiros são donos de um cão, contra 27% que têm gatos. A maioria dos internautas brasileiros relatou gastos mensais de R$ 30 a R$ 75 (US$ 13 a 34).
FONTE: Brasil Link